11.8 C
Tomar

Comemorações dos 115 anos de Fernando Lopes-Graça entre 17 e 19 de dezembro

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

Decorrem, entre 17 e 19 de dezembro, em Tomar, as comemorações dos 115 anos de Fernando Lopes-Graça, cujo programa foi apresentado, esta sexta feira, dia 3 de dezembro, na Casa Memória Lopes- Graça.

Na apresentação do programa, o vereador Hugo Cristóvão destacou Lopes Graça como uma “das figuras mais importantes não só de Tomar, mas do país”, sendo, por isso, necessário preservar a sua memória, uma vez que deixou “uma marca na música no nosso país”. Nesse sentido, vai ser apresentado um livro e serão realizados alguns concertos, tendo a Canto Firme sempre como parceira e ligando estas comemorações também a outras associações, caso da Nabantina que vai receber um dos concertos. Segundo o vereador, “além de manter a memória da sua pessoa, é importante manter a memória da sua obra”.

Coube ao maestro António Sousa apresentar o programa, que terá início a 17 de dezembro, às 21h30, no Cine-Teatro Paraíso, com a Orquestra Sinfónica de Thomar. No sábado, dia 18, às 11h00, na Casa Memória Lopes-Graça, será lançado o livro da autoria de António Sousa “O meio musical de Lopes-Graça – 1, Memórias musicais de Tomar – 1900 – 1931” e no domingo, dia 19, às 17h00, a Nabantina recebe o concerto pelo Coro Canto Firme.

Casa Memória Lopes-Graça

Sobre a Casa Memória Lopes-Graça, localizada na R. Dr. Joaquim Jacinto 25 A, o maestro António Sousa referiu que o objetivo é promover atividades, exemplo de visitas guiadas a estudantes e também turistas. Com o piano, onde Lopes Graça compôs muitas das suas obras, também será possível promover pequenas tertúlias, com solista e piano, com alguma regularidade.

Está, igualmente, a ser feito um trabalho de recolha de objetos relacionados com Lopes Graça, estando-se a registar as várias coleções e, segundo António Sousa, já se conseguiram 1200 objetos, entre recortes, objetos, partituras, fotos, tudo graças a doações. Neste sentido, de acordo com o mesmo, há um trabalho fundamental a ser feito junto do Ministério da Cultura, comprovando que não se trata apenas de simbologia, mas sim de um acervo, além da Casa memória do compositor ser única no país, pelo que o Ministério poderia reconhecer a sua importância e apoiar na promoção de diversas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Centro Social Paroquial de Asseiceira promove IV Jantar Solidário para ajudar na construção do Lar de Idosos

O Centro Social Paroquial de Asseiceira (CSPA) está nos últimos preparativos para o seu IV Jantar Solidário, que terá...

Presidente da Câmara de Tomar avança com auditoria aos serviços do município

O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, confirmou ao Cidade de Tomar que a autarquia vai avançar...
- Advertisement -

Mais notícias