fbpx
17.3 C
Tomar

Começam obras para reconverter antiga escola primária da Portela de São Pedro em albergue e museu agrícola

Relacionadas

Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Já tiveram início as obras que vão reconverter a antiga escola primária da Portela, em São Pedro de Tomar, num albergue que vai dar apoio a praticantes de desportos de Natureza, sendo que neste espaço também vai nascer um Museu com exposição de peças agrícolas. O Projeto foi candidato à Medida 10.2.1.6 – Renovação de aldeias PDR2020 – Renovação de Aldeias, com o apoio da ADIRN – Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.

O investimento é de cerca de 131 mil euros, com uma comparticipação de 80%, sendo que, neste momento, se estão a efetuar as demolições para permitir a reabilitação das infraestruturas. Na antiga escola primária, há zonas que vão deixar de existir para dar lugar a outras, sendo que o projeto prevê ainda a reabilitação da cobertura do telhado, as instalações elétricas, a canalização, o mobiliário e expositores para o Museu, entre outros.

“Este albergue vai servir as pessoas que vêm para esta zona praticar desporto, tal como BTT, percursos pedonais, atividades náuticas como descidas do Rio Nabão, mas também pode, inclusive, acolher os peregrinos dos Caminho de Santiago”, explica António Vicente, presidente da junta de São Pedro. Paralelamente, e uma vez que a Junta recebeu de um particular, a doação de um número elevado de peças e equipamentos que antigamente eram utilizados na agricultura (tais como charruas, enxadas, forquilhas, etc.…) irá nascer também um espaço de exposição que pode ser visitado pelo público em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Investidores internacionais confiam no mercado chinês

As autoridades chinesas acabam de divulgar (no dia 17 de Junho corrente) o desempenho da economia daquele país no...

“Jardim de Luz” deu mais encanto noturno ao Mouchão

O Mouchão Parque em Tomar ganhou mais encanto na noite de sábado, 15 de junho, com a exibição de...
- Advertisement -

Mais notícias