Uma autêntica chuva de golos! Terminou com um resultado inusitado, 5-4, o clássico entre U. Tomar e Torres Novas, disputado na tarde de hoje, domingo, a contar para a décima jornada do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Santarém.
Esta oitava vitória – a terceira consecutiva – manteve a equipa unionista na liderança da competição distrital, somando agora 25 pontos, mais um que o Rio Maior e mais sete que o Abrantes e Benfica.
A fase inicial do encontro mostrou um U. Tomar com forte vocação ofensiva, tendo criado três boas situações de golo: Wemerson Silva, após passe da direita, rodou na zona frontal e, isolado, atirou forte… o guarda-redes Rui Pereira negou o golo com uma grande defesa; Siaka Bamba, servido por David Vieira, também finalizou da zona frontal… ao lado do poste direito; Leandro Filipe, de fora da área, rematou… a rasar a trave!
Depois deste desperdício, a equipa tomarense adiantou-se mesmo no marcador, no minuto 21: passe da esquerda e, na zona frontal, Tiago Vieira solicitou o remate forte e colocado de Siaka Bamba, para a direita do guardião torrejano: 1-0.
Mas a vantagem unionista durou apenas três minutos: Miguel Miguel, na cobrança de uma grande penalidade, bateu Ivo Cristo e restabeleceu o empate (1-1).
Com menos posse de bola, os torrejanos apostavam em rápidas transições para chegar à baliza contrária… E foi numa dessas situações, no minuto 34, que marcaram o segundo golo: Bernardo Maia, em ataque pela direita, colocou a bola na área e Tiago Prates finalizou de rompante, consumando a reviravolta no marcador (1-2).
A vantagem dos ‘amarelos’ durou… também apenas três minutos: Wemerson Silva, na direita, tentou servir Siaka Bamba… e o central Ricardo Dias, ao tentar anular o lance, introduziu a bola na sua própria baliza (2-2)!
Leandro Filipe, nos minutos finais da primeira parte, ensaiou o remate por duas vezes, mas falhou (no segundo, por muito pouco) a baliza de Rui Pereira.
No recomeço, Anderson Nascimento entrou para o lugar de Tiago Luzio (lesionado). Logo no primeiro minuto, aproveitando um mau entendimento entre o guarda-redes e Tozé, o irrequieto Pedro Pires atirou para a baliza aberta… e a bola passou ao lado!
Na primeira vez que, neste segundo tempo, chegou à baliza unionista (ao minuto 8), o Torres Novas voltou a ganhar avanço no marcador: Miguel Miguel fugiu pela esquerda e serviu Tiago Prates… que, com um excelente remate cruzado, não deu hipóteses a Ivo Cristo (2-3).
Filipe Pinto reforçou, pouco depois (61’), a aposta no ataque com Diogo Ismail e Chrystian Pedroso (regresso após lesão grave no nariz). E o empate demorou apenas dois minutos: na sequência de um cruzamento da direita, Leandro Filipe insistiu no lado contrário… e, após ressalto da bola na trave, Wemerson Silva finalizou sem oposição à boca da baliza: 3-3.
Ainda mais motivada, a equipa unionista foi em busca do quarto golo: Wemerson (remate frontal), Anderson Nascimento (finalização de cabeça) e Diogo Ismail (remate da direita) não conseguiram bater Rui Pereira. Mas a insistência acabou por dar frutos no minuto 81: após mais um cruzamento da direita, Chrystian Pedroso tentou finalizar… e a bola acabou por sobrar para Leandro Filipe, que, também de cabeça, junto ao poste esquerdo, consumou a segunda reviravolta: 4-3.
A vitória do U. Tomar ficou ainda mais próxima no minuto 89: um passe vertical (em ataque rápido) deixou Anderson isolado… e o brasileiro finalizou rasteiro, sem hipóteses para o guardião torrejano: 5-3.
Contudo, o marcador ainda não estava fechado: já no sexto minuto dos descontos (inicialmente foram indicados quatro minutos…), na cobrança de um livre frontal, Tiago Prates atirou forte… Ivo Cristo defendeu a bola para o poste esquerdo e Miguel Miguel, mais rápido a reagir que os adversários, fixou o resultado em 5-4.
Triunfo justo do U. Tomar, pois foi mais empreendedor e criou mais e melhores oportunidades. No entanto, o vizinho Torres Novas, embora com uma estratégia mais reservada, esteve quase a causar um dissabor aos unionistas…
No final do encontro, perante ao adeptos presentes na bancada, realizou-se uma homenagem do U. Tomar ao médio Luís Alves, que, devido a um problema de saúde, teve de encerrar prematuramente a carreira de futebolista.
Na próxima jornada, agendada para 28 de novembro, o U. Tomar visita o Salvaterrense (15h00).
Outros resultados desta jornada 10: Mação-Benavente, 2-1; Samora Correia-Amiense, 1-1; Fazendense-Abrantes e Benfica, 0-1; Alcanenense-Cartaxo, 2-1; Rio Maior-U. Almeirim, 5-1; Atl. Ouriense-Salvaterrense, 1-1; Glória do Ribatejo-Ferreira do Zêzere, 3-0.