Fundado em outubro de 1971, o Liceu de Tomar, hoje, Escola Secundária Santa Maria do Olival, comemora este ano, 50 anos de vida, pelo que a diretora do Agrupamento Nuno Santa Maria, Celeste Sousa, convida todos os alunos que frequentaram o Liceu desde 1971 a participar nas Bodas de Ouro desta instituição.
Tendo em conta o contexto de pandemia em que ainda vivemos, está já agendado, com todas as regras, para dia 27 de novembro, o regresso do Prof. Jorge Paiva, com a 17.ª edição da Biodiversidade, dia em que será, igualmente, feito o batismo do carvalho Jorge Paiva, numa parceria com a Quercus e a Associação 30 por uma linha. No próximo ano, em meados de junho, prevê-se também a realização do II Festival de Lanternas Flutuantes, no rio Nabão, uma organização do agrupamento.
No âmbito do projeto cultural da escola, de que Eduardo Mendes é o coordenador, o mesmo avançou que é objetivo, em parceria com a Associação de Antigos Alunos, criar um Centro de Recursos Digital, também em colaboração com a comunidade, por forma a recolher informação sobre o Liceu e torná-la disponível para todos.
“Cinquenta anos de alunos são muitas gerações de alunos” e, por isso, no dia 25 de outubro, dia em que foi promulgado em Diário da República a fundação do Liceu de Tomar, será criada uma página de Facebook, intitulada “Memórias do Liceu/Escola Secundária Santa Maria do Olival”, com a colaboração de alunos, professores, de forma a se poder partilhar todo o tipo de documentação sobre o Liceu, desde fotografias, recolha de documentos na imprensa com os momentos mais marcantes da instituição e também vídeos. Toda a informação será trabalhada e depois partilhada. Devido à pandemia, os diversos eventos comemorativos vão sendo anunciados ao longo do ano.
Susana Pereira, presidente da Associação dos Antigos Alunos, referiu que a associação vai associar-se a estas comemorações, evidenciando que o mote do 12.º Encontro dos Antigos Alunos deste ano, será a exposição CINCO, exposição que surge na sequência do conjunto de atividades culturais que a associação tem vindo a desenvolver. Esta exposição inaugura a 23 de outubro, no próximo sábado, no Complexo da Levada, e estará patente até 28 de novembro.