A 9.ª Força Nacional Destacada na República Centro-Africana (9FND/RCA) distribuiu roupa de criança, brinquedos, artigos escolares e artigos de saúde.
Os militares ao serviço das Nações Unidas realizaram duas ações humanitárias, uma teve lugar na escola Clarité, localizada num dos bairros mais deficitários da região de Bocaranga, tendo sido entregues roupas confecionadas artesanalmente pela Organização Não-Governamental Portuguesa “Dress a Girl”, e material escolar disponibilizado pelo “Basket Clube de Tomar”.
Após tantas dificuldades de concretização, foi, agora, distribuído às crianças da República Centro Africana, o material escolar que o “Basket Clube de Tomar” angariou no âmbito do seu 1.° Evento Solidário que teve lugar em dezembro de 2019.
A todos quantos colaboraram nessa ação solidária (Agrupamentos Escolares, Município de Tomar, GNR-Tomar, Polícia Judiciária- Leiria, RI-15, empresas e empresários tomarenses, cidadãos comuns) o “Basket Clube de Tomar”
Agradece, endereçando um agradecimento especial ao Comando do 1.° BIPara/RI-15 e a todos os que nele servem, em ambientes de tanta perigosidade, elevando bem alto o nome de Portugal, distribuindo a solidariedade que é também de todos os portugueses. “Um fraterno abraço aos que nunca por vencidos se conheçam”.
Refira-se ainda que, numa segunda ação dos militares ao serviço das Nações Unidas, foi doado e entregue pela Força Portuguesa ao Hospital de Bocaranga, diverso material de saúde. Estas instalações de saúde servem as regiões de Bocaranga, Koui e Ngaundaye, sendo único garante da prestação de cuidados de saúde a uma das áreas mais martirizadas pelo conflito.
A Força de Reação Rápida Portuguesa foi projetada para a região de Bocaranga, no passado dia 17 de setembro, com o objetivo de garantir a proteção de civis, a liberdade de movimentos e criar condições para um ambiente estável e seguro, que permita uma melhoria das condições de vida da população.