Uma vitória tangencial (2-1), mas amplamente justificada, frente ao Benavente, permitiu ao U. Tomar somar três pontos na jornada de abertura do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Santarém.
A equipa de Filipe Pinto teve mais tempo de ataque e, entre as várias oportunidades criadas, conseguiu marcar dois golos, mas acabou pressionada no resultado devido a um erro do seu guarda-redes.
O brasileiro Anderson Nascimento dispôs, logo nos primeiros minutos, de duas boas situações (na cobrança de um livre e num lance corrido, também pela zona frontal) para abrir o marcador… negadas pelo guarda-redes Nuno Sebastião!
Mas o domínio unionista, intervalado por fases de maior equilíbrio, não teve correspondência em muitas mais oportunidades claras de golo na primeira parte… A exceção aconteceu já no minuto 44: Tiago Vieira, na área, ganhou a bola a um adversário… e obrigou o guardião benaventense a mais uma excelente intervenção.
Antes, numa das raras situações criadas pelo Benavente, valeu o corte de Filipe Cotovio… a travar um remate perigoso de André Sousa.
O primeiro golo do U. Tomar surgiu logo na fase inicial do segundo tempo (48’): desmarcação na direita de Wemerson Silva, passe imediato… e finalização certeira, na zona frontal, de Chrystian Pedroso.
A reação do Benavente traduziu-se em apenas um lance de relativo perigo (remate fraco… para as mãos de Ivo Cristo).
O triunfo unionista ficou mais claro no minuto 70: cruzamento de Guilherme Graça (depois de um canto…), da esquerda, e Siaka Bamba, no lado contrário, saiu da marcação e, isolado, finalizou certeiro… para o fundo da baliza (2-0).
Os pupilos de Filipe Pinto faziam circular a bola sem grande pressão por parte do adversário… Contudo, já no minuto 88, o guardião Ivo Cristo foi lento a despachar a bola e acertou em Afonso Calado! Ou seja, a bola embateu no avançado do Benavente… e acabou dentro da baliza uinionista (2-1)!!!
Apesar do golpe inusitado, o U. Tomar soube gerir sem grandes sobressaltos a vantagem mínima de 2-1… e, mais importante, garantir três preciosos pontos.
Na próxima jornada, agendada para 25 de setembro (16h00), a equipa tomarense visita o Glória do Ribatejo.
Outros resultados desta jornada 1: U. Almeirim-Cartaxo, 1-0; Salvaterrense-Abrantes e Benfica, 1-1; Torres Novas-Amiense, 1-2; Rio Maior-Mação, 1-1; Alcanenense-Samora Correia, 1-0; Ferreira Zêzere-Fazendense, 1-7; Atl. Ouriense-Glória Ribatejo, 3-0.