O Campeonato Nacional de Estrada, na distância de dez quilómetros, decorreu no passado dia 4 de setembro, em Felgueiras (pela primeira vez), com a participação de 539 atletas à partida e 509 na meta.
A organização pertenceu à Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo do Porto e o próprio Município de Felgueiras.
Considerada a prova mais importante do calendário nacional de estrada, e onde marcam presença os melhores atletas e clubes nacionais, a mesma merecia uma organização federativa mais cuidada – notou-se muita falta de divulgação e informação, talvez por estarem mais concentrados na corrida do centenário que se iria realizar no fim de semana seguinte. Quanto à organização local, nada há a apontar. No entanto, a demorada entrega de prémios não respeitou os clubes que fizeram muitos quilómetros para estarem presentes.
Mais uma vez, o U. Tomar esteve presente neste campeonato nacional, contudo, não apresentou as suas equipas, feminina e masculina, na sua máxima força.
Mesmo com poucos atletas, o saldo final da participação unionista foi muito positivo. Em termos individuais, foram obtidos resultados muito honrosos para os atletas, o clube e a cidade.
Maria José Pinto viria a sagrar-se vice-campeã nacional no seu escalão F40. A unionista terminou em segundo no escalão e na 31.ª posição da ‘geral’, completando os 10 km no tempo de 41’35’’.
Carolina Feliz também foi vice-campeã nacional no seu escalão de F60. Além do segundo lugar obtido na sua faixa etária, ficou no 90.º posto na geral feminina, com a a marca de 55’19’’.
Em masculinos, nos escalões de veteranos, mais dois resultados meritórios! Luís Rodrigo terminou num bom quinto lugar no escalão de M60, cumprindo os 10 km da prova em 42’24’’ e em 252.º da geral masculina.
António Serafim obteve um honroso sexto lugar no escalão de M70 e o 366.º na ‘geral’, registando no final a marca de 51’27’’.
Jorge Lercas foi o 26.º veterano M55 e o 311.º da ‘geral’, finalizando a prova com o tempo de 45’39’’.
Ricardo Fonseca, com o tempo de 37’17’’, terminou em 85.º lugar da ‘geral’ e em 38.º entre os seniores masculinos. Ou seja, foi o melhor unionista na classificação geral masculina.
Em termos coletivos, na prova masculina, o U. Tomar ficou no 36.º lugar.
SA UFCIT