“Viriato” regressa ao Castelo de Almourol

0
3982

A peça “Viriato” regressou, no passado sábado, dia 11 de setembro, ao Castelo de Almourol, com casa cheia. A produção do Grupo de Teatro “Fatias de Cá” contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, num espetáculo realizado no âmbito da programação cultural em rede VOLver.

Esta peça, representada na margem direita do Tejo tendo o castelo como pano de fundo, teve início em 1999 e envolve dezenas de atores e figurantes. É baseada no romance “A voz dos deuses”, de João Aguiar, e narra as nossas origens como povo. “Em 147 a.C., os romanos cercam o que resta da hoste lusitana. É mais um episódio da guerra que Roma trava para se apoderar da Península Ibérica. Mas os lusitanos elegem um comandante que, durante sete anos vai ser o pesadelo de Roma: Viriato”.

Trata-se de um espetáculo que conta uma história sobre o valor da liberdade utilizando a história, a imponência do Castelo de Almourol, a beleza do rio Zêzere, cavalos, fogos, homens, mulheres, crianças, sacerdotisas, sendo a narrativa feita por Tongio, o sacerdote guardião do Santuário de Endovélico.

Para o “Fatias de Cá”, o património, quer o construído quer o paisagístico, é assumido como um espaço teatral privilegiado, tendo em conta o cenário que comporta sendo o ato teatral assumido como um momento que comove, diverte e informa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here