A coletânea “Literatura no Convento”, com textos de oito autores tomarenses, vai ser lançada dia 31 de agosto, pelas 18 horas, no Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada. Editado pelo Município, o livro foi paginado na Escola Profissional, como trabalho do curso de Artes Gráficas.
Em junho de 2017, um grupo de tomarenses ligados às letras foi convidado a viver uma experiência única: um fim-de-semana inteiro de reclusão no Convento de Cristo, numa iniciativa do Município de Tomar, através da Biblioteca Municipal, e daquele monumento.
Quarenta e oito horas desligados do mundo, concentrados no espírito do lugar, acedendo a espaços geralmente inacessíveis ou a horas em que se encontravam vazios de gente. Irmanados da vontade comum de extrair dessa vivência tópicos a inserir na sua escrita, realizaram visitas temáticas ao monumento, abordando-o sobre diversas perspetivas; refletiram sobre o espaço e fizeram algumas leituras de autores escolhidos; e dialogaram, trocando ideias, partilhando experiências e leituras.
Ao longo desses momentos foram também escrevendo, em exercícios que cruzaram géneros, e que se foram cruzando entre si.
Desse retiro literário em comunhão com a História nasceram oito textos, quase todos contos, tão diversos quanto os seus autores, mas todos com a marca profunda dessa vivência – nenhum deles saiu do monumento igual à pessoa que lá entrara dois dias antes.
Agora, o resultado vai ser partilhado com os leitores através do livro “Literatura no Convento”, com textos de Álvaro Barbosa, Carlos Trincão, Catarina Lino, Maria de Fátima Barbosa, Maria João Baginha, Nuno Garcia Lopes, Sue Amado e Virgílio Saraiva.
A edição é do Município de Tomar, com o design e paginação feitos pelos alunos de Artes Gráficas da Escola Profissional de Tomar no âmbito dos seus trabalhos de curso, sob a coordenação do professor Luís Ferreira. Desses, foi escolhido o de Inês Barbosa, globalmente o mais completo de um conjunto de propostas muito interessante tendo em conta a tenra idade dos seus autores.