A manchete do “Cidade de Tomar” de 25 de outubro de 2019 foi a de que o “Grupo Vila Galé compra Convento de Santa Iria e ex-Colégio Feminino”. Depois disso, o processo passou por várias fases, veio a pandemia e agora, em 2021, segundo a presidente da câmara disse, na reunião de câmara, na segunda feira, vai avançar, na próxima reunião do executivo, a 16 de agosto, a adjudicação da venda do Convento de Santa Iria ao grupo Vila Galé.
Recorde-se que, na última reunião de câmara, no dia 19 de julho, Anabela Freitas informou que o procedimento de alienação do Convento de Santa Iria tinha sido retomado, recordando a mesma que tinha sido lançado e aprovado, em assembleia municipal, hasta pública da alienação do Convento de Santa Iria e lançado um procedimento por 30 dias o ano passado, mas, devido à pandemia, o mesmo fora suspenso. O processo foi agora retomado, com o prazo de entrega de propostas até ao passado dia 22 de julho e abertura das mesmas no dia 23 de julho.
Segundo a presidente de câmara, na abertura de propostas, no dia 23 de julho, além do grupo Vila Galé, surgiu um segundo concorrente, uma outra empresa interessada, no entanto a sua proposta não foi admitida, pois não cumpria o que era pedido no Caderno de Encargos, pelo que, de momento, decorre o prazo de audiência prévia em relação à proposta que não foi admitida, estando já o júri a preparar o processo que será apresentado na próxima reunião de câmara, onde será adjudicada a venda do Convento de Santa Iria ao grupo Vila Galé.