Mais uma desilusão! Depois de um frustrante sexto lugar no campeonato distrital, o U. Tomar foi hoje eliminado em Rio Maior, nas meias-finais da Taça do Ribatejo.
A equipa tomarense perdeu no desempate por grandes penalidades, por 4-2, após um nulo no tempo regulamentar.
Mesmo entrando com vontade e ambição no relvado natural do Municipal de Rio Maior, os unionistas não conseguiram traduzir a maior posse de bola, sobretudo nos primeiros 45 minutos, em muitas situações de golo.
Realce, no minuto 15, num canto cobrado por Leandro Filipe, para um corte imperfeito do central Rhuan Terra… que levou a bola a bater no poste direito da sua própria baliza!
Leandro, já perto da meia hora, também cobrou exemplarmente um livre na direita… mas nenhum outro jogador unionista conseguiu emendar à boca da baliza de João Sardinha.
No outro lado, ainda antes destas duas situações, Nuno Ribeiro mostrou atenção e elasticidade ao desviar a bola num forte remate do capitão riomaiorense Arnaldo Ferreira.
A segunda parte, ainda mais dividida, registou ainda menos ocasiões de golo. A melhor para o U. Tomar aconteceu no minuto 58: num contra-ataque, Hélio Ocante ganhou a luta pela bola e serviu Luís Alves, que, isolado, demorou muito tempo a rematar… e acabou por ser contrariado por um adversário!
Também o Rio Maior criou uma excelente oportunidade, já no minuto 73: entrada do lateral Ricardo Lamy pela direita, cruzamento rasteiro e, ao segundo poste, depois de dominar a bola, Aroldo Arruda rematou… ao lado!
Volvidos apenas dois minutos, o Rio Maior ficou reduzido a dez elementos por expulsão de Geraldino Barbosa (dois cartões amarelos e o consequente vermelho).
Faltavam 20 minutos até ao apito final (15 no tempo regulamentar e mais cinco de compensação). Com o adversário mais recuado, o U. Tomar tentou forçar o ataque… mas não conseguiu traduzir a vantagem numérica em qualquer oportunidade flagrante de golo!
O desempate foi feito através das grandes penalidades. Tiago Vieira e Leandro Filipe desperdiçaram as duas primeiras tentativas da equipa unionista. Nuno Ribeiro ainda travou o remate de Rhuan Terra, mas Aroldo e Jarimba não falharam… e ditaram o apuramento do Rio Maior.
Apurado está também o Glória do Ribatejo: afastou o Samora Correia nos penáltis (4-2), após empate, a dois golos, no tempo regulamentar.
A final da Taça do Ribatejo, que encerra a época desportiva distrital, está agendada para o próximo domingo, 27, pelas 11.00 horas, no Estádio Municipal do Cartaxo, com transmissão no Canal 11.
Nuno Ribeiro e Nuno Rodrigues, guarda-redes e defesa/capitão do U. Tomar, respetivamente, encerraram as respetivas carreiras neste encontro em Rio Maior. Mereciam, pela postura sempre exemplar ao longo de muitas épocas, uma despedida mais feliz…