Famalicense, H. Braga ou Turquel! Um destes três clubes vai fazer companhia a Riba D’Ave e Tigres de Almeirim na despromoção ao segundo escalão do hóquei em patins nacional. O clube almeirinense já tinha o futuro defininido; na penúltima jornada ‘caiu’ o Riba D’Ave ao perder, em casa, diante do Valongo, por tangencial 3-4.
Três semanas separam a penúltima jornada, disputada no passado fim de semana, da última, agendada para 17 de abril. Três longas semanas de preparação e de ansiedade… em particular para Famalicense, H. Braga e Turquel, que ainda lutam para evitar preencher o último lugar de descida.
No entanto, a descida apenas se concretizará caso a 2.ª Divisão seja retomada e avance de tal forma que as subidas – e, consequentemente, as descidas na 1.ª Divisão – possam ser concretizadas.
O Turquel – depois da derrota, a meio da semana, em casa do Sporting (4-2), num jogo em atraso da jornada 18 – tinha de vencer para manter viva a esperança na manutenção. E, efetivamente, a equipa de João Simões não falhou: ganhou, por 4-2, o embate com o rival Famalicense.
No domingo, em casa, o H. Braga deu luta ao favorito Benfica, mas acabou por perder… por um pouco habitual 0-1!
Na última jornada, o Turquel, que soma agora 21 pontos, desloca-se a Valongo… e o Famalicense recebe precisamente o H. Braga, ambos com 23 pontos. O desfecho destes dois encontros pode ditar um empate final a três, com 24 pontos. Nesse caso, seria o H. Braga a terminar na zona de descida.
Mas se o Turquel não vencer em Valongo – o empate não chega à equipa de João Simões… -, Famalicense e H. Braga asseguram a desejada manutenção, independentemente do desfecho do encontro entre eles.
Mais decisões desta 25.ª e penúltima jornada: o FC Porto, com a goleada sobre o já despromovido Tigres de Almeirm, por 8-1, garantiu o primeiro lugar; o segundo será para Ó. Barcelos ou Sporting, o Valongo já está certo no play-off e a Sanjoanense reentrou nessa luta…
Em Barcelos, com quatro golos de grande penalidade (cobradas pelo capitão Luís Querido), a equipa de Rui Neto bateu a também candidata Oliveirense por 5-3.
Na capital, num embate também muito disputado, o Sporting apenas superou o Sp. Tomar/IPT por tangencial 4-3. Ficou em perspetiva um possível embate nos quartos de final do play-off, caso os leões de Lisboa terminem em terceiro, pois a equipa tomarense já sabe que não vai sair do sexto lugar.
Com a vitória em Braga, por magro 0-1, o Benfica deu um passo importante para garantir o quinto posto… que ainda está ao alcance da Oliveirense! A equipa de Paulo Pereira tem menos quatro pontos que as águias, mas também menos um jogo realizado (será no próximo sábado, dia 3, frente ao Sp. Tomar/IPT, para a jornada 17).
Aos seis primeiros, que já estavam certos no play-off, juntou-se o Valongo, com um triunfo (3-4) em Riba de Ave (que, simultaneamente, condenou a equipa minhota).
O último lugar (oitavo) de acesso ao play-off é agora ocupado da Sanjoanense. A equipa de Vítor Pereira roubou a oitava posição à Juv. Viana (têm ambas 26 pontos) ao vencer precisamente em Viana do Castelo, por expressivo 3-7.
Ainda assim, a Juv. Viana continua com boas hipóteses de conseguir o apuramento para o play-off. Na última jornada, no dia 17 de abril – devido à Páscoa e realização da fase de grupos da Liga Europeia, no fim de semana de 9, 10 e 11 de abril -, a equipa de André Azevedo joga em casa do ‘lanterna vermelha’ Tigres de Almeirim, enquanto a Sanjoanense vai ao João Rocha enfrentar o Sporting… que, caso ganhe em Valongo (na sexta feira, 2 de abril, em jogo da jornada 23), ainda vai a jogo com hipóteses de chegar ao segundo posto.