Freguesia da Sabacheira volta a inovar na proteção do território e suas gentes

0
4724

“A preparação para a época de verão 2021 já começou há muitos meses, sendo que se trata de um trabalho pouco visível, mas de enorme importância, em que apenas a última atividade a realizar é que é vista por todos, falamos da gestão de combustível, vulgarmente designada de limpeza das ervas nas bermas e valetas”, referiu António Graça, presidente da Junta da Sabacheira.

A Freguesia da Sabacheira esteve presente no Congresso Nacional da ANAFRE em 2020, que teve lugar em Portimão. Aí o presidente da junta, António Graça expôs o trabalho realizado por esta junta, para proteger a floresta, mitigar os incêndios e dar o exemplo perante os proprietários particulares.

A junta foi pioneira na região ao desenvolver uma ZIF (Zona de Intervenção Florestal), em cooperação com mais três freguesias, aprovada em 2015, com a área inicial de 4142 hectares.

Mas mesmo antes disso, já o executivo da junta de freguesia da Sabacheira trabalhava na prossecução dos seus objetivos de proteção e defesa ativa da floresta local, na tentativa de minimizar os incêndios, ou reparar os estragos que os mesmos provocavam nas suas paisagens naturais.

Sendo a freguesia da região que mais projetos tem vindo a concorrer e executar ao longo dos anos, nunca parou de procurar formas de financiamento em diferentes programas nacionais e comunitários, de modo a captar apoios cada vez mais escassos, para zonas de minifúndio como a que se insere. O apoio da Câmara Municipal de Tomar sempre foi imprescindível, pois sem este seria impossível recorrer a determinados fundos.

O passo seguinte foi a certificação do pinho dentro do seu território de forma a valorizar o mesmo e os espaços florestais.

Agora, o sentido aponta na georreferenciação das árvores, com o objetivo de diagnosticar, ordenar e programar as operações futuras na nossa floresta, obter o historial da mesma cartografado, inserido num sistema de informação geográfica e disponível a todo o momento.

Notícia completa na edição impressa de 26 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here