A equipa feminina do U. Tomar alcançou um histórico quarto lugar na edição de 2021 do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, prova que decorreu na manhã (início às 10h30) de hoje, domingo, na Amora (Parque do Serrado), concelho do Seixal.
A representação tomarense, formada por Sofia Marmelo, Maria José Pinto, Joana Esperanço, Filipa Moutinho e Catarina Oliveira, somou um total de 106 pontos!
Os três lugares do pódio coletivo foram ocupados por Sporting (10 pontos), Recreio de Águeda (32) e Feirense (89).
Individualmente, Sofia Marmelo terminou no 21.º posto, seguida por Maria José Pinto, que concluiu a prova na 25.ª posição!
Joana Esperanço, Filipa Moutinho e Catarina Oliveira concluíram as suas prestações nos 29.º, 31.º e 36.º lugares, respetivamente!
Carla Salomé Rocha sagrou-se campeã nacional feminina de corta-mato longo. A atleta do Sporting começou a ‘descolar’ das colegas de equipa logo na segunda volta ao circuito de oito quilómetros e cortou a meta isolada, em 27’37’’, sucedendo a Dulce Félix, que não defendeu o título conquistado em 2019 por se encontrar lesionada.
Sara Moreira (27’56) e Catarina Ribeiro (28’00) completaram o pódio. Em termos coletivos, o Sporting dominou completamente ao arrecadar também o quarto lugar, por Jéssica Augusto (28’07’’), conseguindo a pontuação mínima!
A competição feminina decorreu num circuito de dois quilómetros percorrido, em quatro voltas, por 40 atletas, divididas em duas séries de 20 corredoras cada.
Rui Pinto conquistou pela terceira vez campeão nacional masculino de corta-mato longo. O atleta da equipa 4Run percorreu os 10 quilómetros do circuito em 31’14’’, menos cinco segundos que Rui Teixeira (31’19’’), do Sporting, que defendia os títulos de campeão nacional das duas últimas edições, em 2018 e 2019.
João Pereira (31’21’’), do V. Setúbal, surpreendeu ao alcançar o último lugar do pódio, superando Luís Saraiva (31’24’’), do Sp. Braga, e Fernando Serrão (31’27’’), do Sporting.
Miguel Marques (31’41’’) e Rúben Amaral (31’48’’) terminaram nas 10.ª e 11.ª posições, respetivamente, e garantiram o 49.º título de campeão nacional de corta-mato longo para o Sporting (28 pontos). Sp. Braga (34) e Maratona (56) completaram o pódio coletivo marculino.
Pedro Lopes, do U. Tomar, ficou no 41.º lugar da tabela individual!
A competição masculina realizou-se num circuito de dois quilómetros percorrido, em cinco voltas, por 61 atletas, divididos em duas séries de 20 corredores cada e uma de 21, como medida de prevenção contra a pandemia de Covid-19.
Os Campeonatos de Portugal de corta-mato voltaram a disputar-se este ano, após a edição de 2020 ter sido cancelada devido à pandemia de Covid-19. No entanto, a edição de 2021 ficou marcada pela ausência do Benfica, que recusou participar por não serem exigidos testes de Covid-19 aos participantes.