8.1 C
Tomar

Leões muito abaixo do que é habitual… perderam no Porto por números expressivos!

Relacionadas

Via Sacra na Paróquia da Serra

No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, a Paróquia da Serra, organizou a sua tradicional Via-Sacra pelas ruas...

Nota do Director

Em tempo da Páscoa da Ressurreição E, sem darmos pelo passar dos dias, eis-nos chegados à Páscoa da Ressurreição. Tal como...

Mata dos Sete Montes passou a ser gerida pela Câmara de Tomar

A Câmara Municipal de Tomar assinou um protocolo de co-gestão da Mata Nacional dos Sete Montes, a estabelecer com...

FIFCA 2025 Tomar – 3ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários no dia 24 de abril no Cine-Teatro Paraíso

  O Cine-Teatro Paraíso será palco do FIFCA 2025 Tomar - 3ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários no dia...

II Festival do Campino celebrou a cultura ribatejana na Azinhaga – Golegã

A vila da Azinhaga, no concelho da Golegã, recebeu entre os dias 11 e 13 de abril, o II...

O Sp. Tomar/IPT foi derrotado em casa (Dragão Arena) do líder FC Porto, por expressivo 8-1, nesta tarde de sábado, no jogo que abriu a jornada 23 do principal campeonato nacional.

Em oposição ao que aconteceu na primeira volta (empate 4-4), hoje a equipa tomarense – que entrou em pista com o nome Quintana em todas as camisolas (em homenagem ao falecido guarda-redes de andebol), oferecidas no intervalo aos jogadores do FC Porto – não esteve ao nível habitual… e acabou penalizada pela grande eficácia do adversário, sobretudo na primeira parte (5-1).

Mas a primeira grande oportunidade até pertenceu à equipa leonina: Filipe Almeida, logo no segundo minuto, acertou no poste direito da baliza de Xavier Malián.

José ‘Rafa’ Costa, volvidos dois minutos (4’,) abriu o marcador para o FC Porto num remate feliz (a bola entrou no espaço entre o guarda-redes Francisco Veludo e o poste), da esquerda.

Gonçalo Alves, passados mais três minutos, na cobrança de uma grande penalidade, acertou… no poste direito da baliza tomarense!

Os leões de Tomar – que, nesta fase, face à pressão alta do adversário, tinham dificuldades em chegar à baliza -, conseguiram chegar ao empate no minuto 10: depois de uma iniciativa de Alexandre ‘Xanoca’ Marques, a bola sobrou para a zona frontal… e Filipe Almeida, em forte remate, bateu o espanhol Malián.

No entanto, a igualdade durou pouco mais de três minutos: Gonçalo Alves, num passe/remate frontal (a bola seguiu por alto… e surpreendeu Veludo!), recolocou o FC Porto na frente do marcador (2-1).

O número 77, passados dois minutos, na finalização de um contra-ataque (passe do argentino Ezequiel Mena), elevou para 3-1.

Rúben Sousa, já no minuto 18, na cobrança de um livre direto (décima falta da equipa portista), não conseguiu reduzir para diferença mínima. A penalização veio passados apenas 20 segundos, em remate forte de Gonçalo Alves, da zona frontal (4-1).

Um cartão azul a Gonçalo Alves (por falta sobre Xanoca) deu origem a novo livre direto para o Sp. Tomar/IPT: Malián negou o golo a Ivo Silva… duas vezes!

A equipa leonina não aproveitou os dois minutos de vantagem numérica… e acabou por sofrer o quinto golo a dois segundos do intervalo, pelo espanhol Xavier Barroso (Veludo surpreendido num remate fraco, da direita!).

Gonçalo Alves reforçou a vantagem portista logo no terceiro minuto da etapa complementar, em mais um potente remate frontal (6-1). Carlo Di Benedetto, pouco depois, não teve arte para transformar um livre direto (cartão azul para Filipe Almeida por falta sobre Alves) no sétimo golo.

Esta segunda parte, pela expressiva diferença no marcador e pelas muitas mudanças de jogadores, foi menos intensa… e com menor eficácia das duas equipas.

Rúben Sousa, já no minuto 41, voltou a desperdiçar um livre direto (15.ª falta do FC Porto), desta vez diante de Tiago Rodrigues. Daniel ‘Poka’ Oliveira, em remate frontal, subiu mesmo o marcador para 7-1, volvidos dois minutos.

Menos sorte teve o leão Anderson ‘Nery’ Silva, que, em mais um livre direto (falta do italiano Giulio Cocco), acertou… no poste direito! Em igual situação (décima falta do Sp. Tomar/IPT), Gonçalo Alves permitiu a defesa a Francisco Veludo.

Sorte é que não faltou a Poka (a bola bateu na trave e em Veludo… e entrou na baliza: 8-1), a pouco mais de três minutos do final, em novo livre direto (cartão azul a Filipe Almeida por falta sobre o francês Di Benedetto).

Xanoca, já nos últimos segundos, atirou… ao poste da baliza de Tiago Rodrigues!

Foto conjunta, na pista, no final do encontro, com os jogadores do FC Porto a exibirem as camisolas (todas com o nome de Alfredo Quintana) oferecidas pela equipa tomarense.

Foi o segundo desaire consecutivo (e também o segundo de 2021) do Sp. Tomar/IPT, que, ainda assim, continua num tranquilo sexto lugar, com 35 pontos (e oito de vantagem sobre o Valongo, sétimo classificado), tendo já garantido o acesso ao play-off de discussão do título nacional.

Na próxima jornada, agendada para o dia 20 de março (18h00), a equipa de Nuno Lopes recebe a Juv. Viana.

Outros resultados desta jornada 23: Juv. Viana-Riba D’Ave, 3-2; Ó. Barcelos-Sanjoanense, 7-6; H. Braga-Tigres Almeirim, 5-1; Famalicense-Benfica, 2-5; Turquel-Oliveirense, 4-4; Valongo-Sporting (02/04/21, 15h00). Resultado da jornada 10: Sporting-Valongo, 3-3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Via Sacra na Paróquia da Serra

No Domingo de Ramos, dia 13 de abril, a Paróquia da Serra, organizou a sua tradicional Via-Sacra pelas ruas...

Nota do Director

Em tempo da Páscoa da Ressurreição E, sem darmos pelo passar dos dias, eis-nos chegados à Páscoa da Ressurreição. Tal como...

Mata dos Sete Montes passou a ser gerida pela Câmara de Tomar

A Câmara Municipal de Tomar assinou um protocolo de co-gestão da Mata Nacional dos Sete Montes, a estabelecer com o Instituto de Conservação da...

FIFCA 2025 Tomar – 3ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários no dia 24 de abril no Cine-Teatro Paraíso

  O Cine-Teatro Paraíso será palco do FIFCA 2025 Tomar - 3ª Mostra Internacional de Folclore dos Templários no dia 24 de abril de 2025...

II Festival do Campino celebrou a cultura ribatejana na Azinhaga – Golegã

A vila da Azinhaga, no concelho da Golegã, recebeu entre os dias 11 e 13 de abril, o II Festival do Campino, um evento...

Paulo Jorge de Sousa apresenta Livro de Fotografia “Sardoal – Quaresma, Semana Santa e Páscoa” com chancela do Município de Sardoal

Paulo Jorge de Sousa, conceituado fotógrafo, apresenta no sábado, 19 de abril, pelas 15 horas, no Centro Cultural Gil Vicente, o Livro de Fotografia...
- Advertisement -

Mais notícias