As competições distritais estão suspensas desde 15 de janeiro, na sequência das medidas consagradas pelos sucessivos estados de emergência. A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decidiu entretanto cancelar os três campeonatos seniores de futebol, assim como a Taça e a Supertaça distritais, tendo criado uma Prova Final, de inscrição facultativa, com o intuito de “relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes e decidir as referidas subidas em campo”, explicou o seu presidente, Arménio Pinho.
Das 68 equipas inscritas no início da época, nas competições seniores da AFA, 45 vão participar nesta prova alternativa – 15 na Divisão de Honra, 14 na 1.ª Divisão e 16 na 2.ª Divisão – para definir as que serão promovidas em cada escalão, bem como as duas que irão disputar a próxima edição da Taça de Portugal.
Os clubes iniciarão a sua participação nesta Prova Final com 50 por cento dos pontos obtidos até à paragem dos campeonatos, corrigidos com o coeficiente obtido pelo número de pontos e jogos realizados. As competições devem arrancar entre os meses de abril e maio e estender-se por um prazo máximo de nove semanas, estando, no entanto, sempre dependente da evolução da pandemia de Covid-19.
A direção da Associação de Futebol de Santarém (AFS) reuniu no dia 25 de fevereiro para “avaliação da atual situação, analisar os novos dados disponíveis e discutir a retoma das competições”.
Francisco Jerónimo reafirmou à imprensa que a ideia passa por retomar as competições distritais porque, face à legislação em vigor, “se não forem retomadas, as provas são anuladas”.
“Isso implicaria deitar fora mais de 200 e tal jogos já realizados”, disse ainda o presidente da AFS, vincando que a decisão final será avaliada numa reunião com os clubes. Essa decisão deverá ser tomada após o dia 11 de março (quinta feira), data em que será apresentado o plano de desconfinamento.
Todos os jogos das competições da Associação de Futebol de Santarém estão, para já, suspensos até 16 de março.