O pavilhão Jácome Ratton em Tomar acolhe, desde o dia 24 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a Covid19 na nossa região. Nesse sentido, e de acordo com informação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Maria, que integra o ACES Médio Tejo, foram criados vários polos de vacinação estando os utentes dos concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere atribuídos ao polo de vacinação de Tomar.
No exterior do pavilhão desportivo, há uma faixa azul que indica “Centro de Vacinação de Tomar” e a entrada faz-se por uma porta lateral, com bastante método e organização. Ali chegados, os utentes preenchem um questionário e são avaliados por uma equipa médica, e após a validação da equipa médica, são considerados aptos ou não aptos, para receber a vacina. Quem não for considerado apto, é reencaminhado para vacinação em contexto hospitalar. Há depois uma equipa de enfermeiros (são sempre uma equipa de 2), sendo que um administra e outro regista. Há o apoio dos Bombeiros para o caso de alguma reação
adversa e cadeiras de rodas disponíveis para os que têm mais dificuldades de locomoção. Após serem vacinados pede-se que aguardem meia-hora antes de irem embora.
Pede-se a quem vai ser vacinado que leve uma caneta, para preencher os seus dados, o seu documento de identificação, a medicação que está a tomar e roupa prática no sentido de facilitar a vacinação. Os utentes mais idosos podem ter o apoio de um acompanhante.
- Noticia desenvolvida na próxima edição semanal