A invencibilidade do Sp. Tomar/IPT em 2021… continua a crescer! Sétimo jogo consecutivo sem perder: cinco vitórias e um empate para o Campeonato e um triunfo para a Taça de Portugal. Hoje, ao cair da noite, a equipa tomarense bateu o rival Turquel por claro 3-1, em jogo a contar para a jornada 20 do principal campeonato nacional.
O guarda-redes Francisco Veludo começou a brilhar bem cedo, ao negar o golo ao jovem Daniel Passos (finalização com a bola no ar…), após passe de Tiago Mateus.
Ainda assim, os leões de Tomar depressa assumiram mais posse de bola, diante de um adversário sempre a espreitar uma oportunidade para se lançar no ataque…
Filipe Almeida desfez o nulo no minuto 11, num lance individual: cruzou a área, da esquerda para a direita, e finalizou certeiro, por cima do guardião Diogo Almeida.
Com o Turquel mais incisivo no ataque, em busca do empate, Rúben Sousa, no minuto 16, ficou muito perto de ampliar a vantagem: rematou forte, da zona frontal, ao poste esquerdo da baliza contrária! Diogo Almeida também travou as tentativas de Anderson ‘Nery’ Silva… e de Rúben Sousa, volvidos poucos segundos.
O Sp. Tomar/IPT estava mais vezes perto do golo, mas foi o Turquel que logrou o empate, já no cair do pano da primeira parte (23’), por Vasco Luís (remate forte, para a esquerda de Veludo), na cobrança de um livre direto (por falta de Nery sobre Vasco, na zona frontal).
Os minutos iniciais da segunda parte mostraram duas equipas empenhadas na busca do segundo golo… No entanto, depressa os leões voltaram a dominar, embora sem as melhores decisões e eficácia no ataque à baliza contrária.
Filipe Almeida voltou a ser decisivo, lançando a equipa leonina para a vitória no minuto 37: atirou da zona frontal e surpreendeu o guardião turquelense (2-1).
Três faltas do Sp. Tomar/IPT, no espaço de poucos segundos (dentro do minuto 41), levaram Vasco Luís de novo para a marca de livre direto: o capitão atirou forte… Veludo, desta vez, estava no caminho da bola! Volvidos apenas 35 segundos, Rúben Sousa dispôs de soberana oportunidade para consolidar a vantagem: o número 66, na cobrança de uma grande penalidade (bola intercetada com o patim?), não conseguiu acertar na baliza!
Mas a equipa leonina acabou mesmo por marcar o terceiro golo (3-1), a três minutos e 50 segundos do final: Ivo Silva avançou rapidamente e finalizou na esquerda, após excelente passe do jovem (17 anos) Lucas Honório, da direita.
Tirando proveito da grande dimensão da pista, o Sp. Tomar/IPT esticava o tempo dos seus ataques para manter a preciosa vantagem… que, sem grandes sustos, conseguiu guardar até ao apito final.
Com este merecido triunfo, frente a um aflito Turquel (em zona de despromoção), a equipa tomarense consolidou o sexto lugar, com 34 pontos, mais 12 que Valongo e Juv. Viana (sétimo e oitavo classificados). E há um novo líder no campeonato, o FC Porto, que destronou o Ó. Barcelos…
Outros resultados desta jornada 20: Juv. Viana-FC Porto, 0-6; Sporting-Ó. Barcelos, 4-2; Riba D’Ave-H. Braga, 2-3; Sanjoanense-Famalicense, 5-5; Tigres Almeirim-Benfica, 0-3; Oliveirense-Valongo, 4-3.
Na próxima jornada, agendada para 27 de fevereiro, os leões de Tomar vão até Braga (21h00).