Um golo do inevitável Hugo Costa, já dentro do último minuto, impediu o Sp. Tomar/IPT de conquistar a quinta vitória seguida no Campeonato – mais uma para a Taça de Portugal – e, portanto, continuar cem por cento vitorioso em 2021! O resultado final acabou por ser um empate, a cinco golos, com algumas reviravoltas no marcador, num jogo a contar para a jornada 19 do principal campeonato nacional.
A equipa tomarense abriu cedo o marcador no Municipal de Vila Nova de Famalicão: Filipe Almeida, no minuto 4, em remate fulminante da direita, bateu o guardião João Peixoto.
Mas a resposta da equipa da casa surgiu volvidos três minutos, pelo capitão Hugo Costa, em remate da esquerda (depois de levantar a bola), restabelecendo o empate.
Num embate equilibrado e com bom ritmo, Filipe Almeida desfez a igualdade no minuto 13, em remate frontal de meia-distância (1-2).
Novo empate aconteceu já no minuto 18, por Hugo Costa, em remate à meia-volta, na direita, após passe (de junto da tabela de fundo) de Pedro Mendes.
A reviravolta do Famalicense foi consumada a quatro minutos e meio do intervalo, por Juan ‘Juanjo’ López, numa recarga (depois de um primeiro remate devolvido pela barreira, na cobrança de livre na zona frontal). Um golo muito contestado pela equipa leonina, alegando que houve patim na bola…
Os leões de Tomar entraram no segundo tempo com os olhos postos na baliza contrária, mas sem a necessária eficácia para forçar novo empate…
Já com o jovem Lucas Honório em campo, o Sp. Tomar/IPT atingiu a décima falta no minuto 37: Francisco Veludo negou o golo a Juan López… e de seguida a Pedro Silva, após assistência do espanhol.
Duas excelentes oportunidades para o Famalicense marcar o quarto golo… e no contra-ataque imediato, volvidos apenas 10 segundos desde a cobrança do livre direto, Ivo Silva atirou forte e restabeleceu o empate, a três golos.
A reviravolta leonina aconteceu passados mais 37 segundos: Rúben Sousa, na cobrança de uma grande penalidade (falta de Juan López sobre Lucas Honório), permitiu a defesa a João Peixoto… mas na insistência, finalizou certeiro pela direita do guarda-redes (3-4).
Um mau passe de Rúben, já no minuto 41, esteve na origem de nova igualdade: rápido contra-ataque… assistência de Juan López e conclusão de Pedro Silva, na direita.
Os três pontos estavam ao alcance das duas equipas… Adiantou-se novamente o Sp. Tomar/IPT, também em contra-ataque, a dois minutos e 20 segundos do final, por Pedro Martins, na esquerda, assistido por Filipe Almeida (4-5).
Vítor Silva, treinador do Famalicense, apostou no ataque com cinco elementos, nos últimos dois minutos. A equipa tomarense defendeu a vantagem com determinação… e, após recuperar a bola, Pedro Martins atirou para a baliza deserta… e acertou no poste! Pouca sorte…
E o empate final (5-5), como já foi referido, surgiu já dentro do último minuto, concretamente a 51 segundos do final, em mais um ataque do Famalicense com cinco elementos: passe de Rui Silva e finalização certeira de Hugo Costa, na esquerda.
Esteve muito perto a quinta vitória seguida do Sp. Tomar/IPT, que lhe permitiria manter o quinto lugar… mas o empate acaba por premiar a ousadia do adversário.
Outros resultados desta jornada 19: Valongo-FC Porto, 3-6; Ó. Barcelos-Juv. Viana, 7-1; Turquel-Riba D’Ave, 4-2; Benfica-Sanjoanense, 5-1; Oliveirense-Tigres Almeirim, 8-3; H. Braga-Sporting (17/03, 19h30).
Na próxima jornada, agendada para 20 de fevereiro, os leões de Tomar recebem o Turquel.
Julián Tamborindegui vem em março…
Ivo Santos, presidente do Sp. Tomar, confirmou, nesta noite de sábado, que Julián Tamborindegui (ex-Club Banco de Mendoza) chegará a Tomar no dia 1 de março.
Recorde-se que a vinda de Julián Tamborindegui estava prevista para o verão passado – portanto, no início desta época -, mas, apesar dos esforços desenvolvidos pelo clube tomarense, não conseguiu viajar devido às restrições impostas no país das Pampas, no combate à pandemia de Covid-19.
O avançado internacional argentino estará em Tomar durante dois meses, para efetuar exames médicos e ser avaliado pelo treinador Nuno Lopes.
Sem competir há cerca de ano devido à paragem das competições de hóquei em patins na Argentina, o jogador poderá ser integrado no plantel leonino ainda esta época ou apenas na próxima…
O clube tomarense está quase apurado para o play-off da 1.ª Divisão – ocupa um tranquilo sexto lugar – e vai ainda participar nas eliminatórias da Taça de Portugal.