Dezoito dias depois da vitória em São João da Madeira, por claro 2-5, o Sp. Tomar/IPT voltou ao rinque para receber o Tigres de Almeirim, num jogo em atraso da jornada 16 do principal campeonato nacional de hóquei em patins.
Este embate entre os leões de Tomar e a equipa almeirinense foi adiado devido ao facto de o Pavilhão ‘Cidade de Tomar’ estar ocupado com os preparativos para as eleições presidenciais. Já a deslocação a Oliveira de Azeméis, da jornada 17, foi adiada devido aos casos de Covid-19 registados na equipa adversária.
A equipa leonina, depois desta paragem forçada de mais de duas semanas, acusou alguma falta de ritmo e quase foi surpreendida pelo ‘lanterna vermelha’ do campeonato. Ou seja, deu avanço de dois golos… e só garantiu a vitória, por tangencial 4-3, mesmo no sprint final.
O primeiro tempo foi claramente dominado pelo Sp. Tomar/IPT, mas o experiente guarda-redes Igor Alves foi sempre um grande obstáculo… Os leões revelavam falta de dinâmica ofensiva, frente a um adversário que criava pouco perigo mas que defendia de forma sólida e empenhada.
Alexandre ‘Xanoca’ Marques, servido por Pedro Martins, abriu o marcador a pouco mais de cinco minutos do intervalo, ao finalizar um rápido contra-ataque.
Volvidos apenas 37 segundos, o Sp. Tomar/IPT atingiu a décima falta: no respetivo livre direto, Filipe Bernardino encarou Francisco Veludo… e finalizou ao lado!
A segunda parte também começou com a equipa leonina ao ataque, mas, mais uma vez, sem o necessário discernimento para bater Igor Alves. Mais eficaz, apesar de alguns falhanços, a equipa almeirinense deu a volta ao resultado…
Logo no minuto 4, Diogo Alves, na cara de Francisco Veludo, desviou um passe de Filipe Bernardino e restabeleceu o empate.
Miguel Feio, passados quatro minutos, na cobrança de um livre direto (por cartão azul a Lucas Honório), acertou no poste esquerdo… e depois foi empurrado por Ivo Silva, na área; Filipe Bernardino, na respetiva grande penalidade, permitiu a defesa a Francisco Veludo. Em igual situação, por falta sobre Ivo Silva (e já com a equipa tomarense completa), Igor Alves travou a finalização de Rúben Sousa.
Nos dois minutos imediatos, André ‘Keké’ Martins, em remate da direita, e Hernâni Domingos, na cobrança de um livre direto (por cartão azul a Filipe Almeida), colocaram a equipa da capital da sopa da pedra com vantagem de dois golos (1-3).
Os leões tinham de ir atrás do resultado… e o jovem Lucas Honório foi um dos heróis da reviravolta: a oito minutos do final, de livre direto (décima falta do Tigres), levantou a bola… e reduziu para 2-3; já dentro do penúltimo minuto, em igual situação (por cartão azul a Filipe Bernardino), tirou Igor Alves do caminho… e impôs nova igualdade, a três golos.
Francisco Veludo, volvidos 19 segundos, manteve a equipa leonina na luta pela vitória ao negar o golo a Hernâni Domingos, em novo livre direto (15.ª falta do Sp. Tomar/IPT).
E o último herói da noite foi Xanoca: a 27 segundos do apito final, rematou forte da direita… e consumou a reviravolta: 4-3.
Um triunfo alcançado mesmo no sprint final… que permite ao Sp. Tomar/IPT consolidar o sexto lugar, três pontos atrás da Oliveirense e seis à frente do Valongo.
Outro resultado de hoje, quarta feira: H. Braga-Turquel, 5-2 (jornada 14).
No próximo domingo, às 15.00 horas, para a jornada 18, o Tomar/IPT recebe o Benfica, encontro que será transmitido por A BolaTV.
Foto: António ‘Tozé’ Antunes