As provas organizadas pela Associação de Futebol de Santarém (AFS) vão continuar interrompidas! O organismo que tutela o futebol e o futsal no distrito, num comunicado emitido hoje, sexta feira, informa que o período de suspensão das competições – que começou a 15 de janeiro – foi prolongado até 14 de fevereiro, dia em que termina – precisamente às 23h59 – o décimo estado de emergência – entrou também hoje em vigor, após publicação do respetivo decreto em Diário da República.
O decreto alega que, terminado mais um período de 15 dias de estado de emergência, “a situação epidemiológica verificada em Portugal justificava que o mesmo fosse novamente renovado”.
Considera, com efeito, o Governo que “as medidas que têm vindo a vigorar devem manter-se inalteradas, de forma a garantir aos cidadãos e empresas a estabilidade possível no quadro normativo de combate à pandemia, bem como garantir a mitigação e diminuição mais evidente dos casos associados à pandemia da doença Covid-19”.
A decisão da Associação de Futebol de Santarém não é, por isso, uma surpresa!
Eis o comunicado da AFS: “Presentes as decisões e orientações resultantes do Conselho de Ministros extraordinário realizado no dia 28 de janeiro, as quais são de domínio público, reforçadas pela evolução exponencial da situação de calamidade provocada pela pandemia Covid-19, com resultados muito graves na vida de todos os Portugueses, e particularmente no nosso Distrito, a Direção da Associação de Futebol de Santarém, após cuidada e ponderada reflexão sobre a matéria em questão, decidiu renovar a interrupção de todas as competições por si organizadas, situação que vigorará entre as 00:00 horas do dia 31 de janeiro e as 23:59 horas do dia 14 de fevereiro. Na certeza de que todos os Clubes filiados compreenderão a decisão ora tomada, estamos convictos que, com a contínua adoção de comportamentos responsáveis, no sentido da prevenção do contágio e propagação da Covid-19, em breve poderemos assistir à retoma das competições. Todos juntos venceremos este ‘jogo’!”.