As provas organizadas pela Associação de Futebol de Santarém (AFS) estão em risco de não serem finalizadas devido à pandemia de Covid-19, tal como aconteceu na época passada.
O organismo que tutela o futebol e o futsal no distrito de Santarém decidiu, no dia 21 de janeiro, programar um conjunto de reuniões online com os clubes filiados, numa altura em que estão suspensos os treinos e as competições (de 15 a 30 de janeiro).
Foram colocadas à discussão, no caso do principal campeonato distrital de futebol – onde participa o U. Tomar -, várias hipóteses: disputar a competição até ao fim; terminar apenas a primeira volta e ainda a Taça do Ribatejo; terminar a primeira volta e não disputar a Taça do Ribatejo; cancelar estas (e outras) competições.
Muitos clubes expressaram a opinião de que ou as provas vão até ao fim ou então devem mesmo ser canceladas. Segundo essas opiniões, não faz sentido recolocar a ‘máquina’ em andamento – os treinos e jogos estão suspendos desde o início deste novo confinamento – e terminar apenas a primeira volta do principal campeonato distrital – faltam quatro jornadas para quatro equipas e cinco para as restantes doze – quando o líder Coruchense já tem sete pontos de avanço para os segundos classificados, Cartaxo e Abrantes e Benfica.
Contudo, mesmo que as competições recomeçassem, tal seria apenas viável no mês de março… se entretanto a situação pandémica evoluir favoravelmente.
Foi decidido, face à situação atual, aguardar até 15 de fevereiro, data em que deve terminar o novo estado de emergência – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na terça feira a ouvir os partidos sobre a renovação do atual, que começou no dia 15 de janeiro e termina às 23h59 do próximo sábado. Os clubes foram unânimes em considerar que, para já, não há condições para retomar as competições.
A decisão final deverá ser tomada após conversações entre as diversas associações distritais e regionais e a Federação Portuguesa de Futebol.