Segundo comunicado divulgado pela câmara, face à contingência provocada pela pandemia, várias têm sido as necessidades que, neste particular na área da educação, têm obrigado nos últimos tempos a um esforço permanente e conjunto do município, dos Agrupamentos Escolares e da Delegação de Saúde.
O município não tem competência para decretar genericamente o encerramento de uma escola, mas compete-lhe assegurar a generalidade de recursos humanos e materiais.
Em relação à EB1/JI Raul Lopes, a maior escola desta tipologia no concelho (198 alunos de 1.º ciclo), com os casos positivos de Covid surgidos nos últimos dias entre funcionários municipais e da Associação de Pais, tem-se feito um esforço de recurso, quer a funcionários alocados a outras escolas, quer a outros serviços municipais, para garantir o mais possível o normal funcionamento daquele estabelecimento de ensino.
A partir de segunda feira, 18 de janeiro, e com mais casos entretanto surgidos, essa possibilidade não está garantida em relação ao 1.º ciclo, deixando de ser possível assegurar a qualidade e a segurança mínima para a presença dos alunos na escola, pelo que o município assume a responsabilidade de a encerrar ao longo da próxima semana.
Recorde-se ainda que, pelo calendário escolar em vigor no concelho, na semana de 25 a 29 de janeiro haverá intervalo semestral, pelo que já estava previsto que os alunos não teriam aulas nessa semana.