No segundo compromisso deste novo ano de 2021 – o primeiro foi na terça feira, para a Taça de Portugal -, o Sp. Tomar/IPT bateu o Valongo, por 3-1, ao final da tarde de hoje, domingo, em jogo a contar para a jornada 14 (início da segunda volta) do principal campeonato nacional.
A equipa tomarense, que ocupava um tranquilo sétimo lugar, recebia a visita de um adversário que estava a apenas dois pontos acima na tabela classificativa. Ou seja, estava em causa a luta por uma posição… logo abaixo dos cinco candidatos ao título nacional!
Numa primeira parte repartida, embora com mais ações de perigo dos leões de Tomar, a primeira grande oportunidade surgiu no minuto 8: o capitão Ivo Silva, na sequência de um remate frontal de Filipe Almeida, recuperou a bola na direita e depois foi travado na área pelo guarda-redes Ricardo Silva; na cobrança da consequente grande penalidade, Almeida permitiu a defesa ao guardião internacional português.
Na outra baliza, o internacional angolano Francisco Veludo também esteve algumas vezes em evidência, nomeadamente ao negar o golo a Diogo Fernandes, quando este surgiu isolado… por duas vezes!
Rúben Sousa, já no minuto 19, na cobrança de um livre direto (cartão azul a Carlos Ramos, por falta sobre Pedro Martins), acertou na trave… e também não conseguiu alterar o nulo inicial!
Mas, volvidos menos de dois minutos (21’), a equipa de Nuno Lopes aproveitou a vantagem numérica para ganhar avanço no marcador, por Rúben Sousa, em finalização da esquerda.
O início da segunda parte trouxe mais uma grande oportunidade para o Sp. Tomar/IPT: num livre direto (29’), pela décima falta do Valongo, Rúben Sousa tentou fintar Ricardo Silva… e perdeu a bola!
Francisco Veludo, já no minuto 35, no livre direto resultante da décima falta dos tomarenses, negou o golo a Nuno Araújo… duas vezes!
A equipa visitante reagia… e, volvidos quatro minutos, dispôs de uma grande penalidade, por falta de Filipe Almeida sobre Diogo Fernandes: Nuno Araújo rematou forte e colocado, restabelecendo o empate no marcador (1-1).
Faltavam 11 minutos e meio para o final… e a vitória estava ao alcance das duas equipas!
Nuno Lopes reforçou a aposta atacante com Ivo Silva e Hernâni Diniz… Contudo, foi Rúben Sousa que, a um minuto e 14 segundos do final, desbloqueou o marcador (2-1) na cobrança de uma grande penalidade (falta sobre Pedro Martins).
Era a vez do Valongo tentar tudo para levar pelo menos um ponto… Nos últimos 30 segundos, o espanhol Edo Bosch tirou Ricardo Silva da baliza e apostou no ataque com cinco elementos. Mas, a 12 segundos do final, Ivo Silva recuperou a bola e, de perto da sua área, atirou para a baliza deserta e fixou o resultado em 3-1.
Com este triunfo (o sexto no campeonato; mais três empates e cinco derrotas), o Sp. Tomar/IPT, que não vencia desde 11 de novembro (8-3 ao Famalicense, na jornada 6, tendo entretanto somado três derrotas e dois empates), regressou a um excelente sexto lugar…
Outros resultados desta jornada 14: Ó. Barcelos-Famalicense, 9-7; FC Porto-Benfica- 4-2; Juv. Viana-Oliveirense, 2-3; Sporting-Tigres Almeirim, 7-3; Riba D’Ave-Sanjoanense, 5-6; H. Braga-Turquel (adiado).
Na próxima jornada, a segunda da segunda volta do campeonato, agendada para o dia 16 de janeiro (17h30), os leões de Tomar visitam a Sanjoanense.