fbpx
17.5 C
Tomar

Taça de Portugal: Sp. Tomar goleou em Ponta Delgada… e dia 23 vai à Póvoa de Varzim

Relacionadas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

O Sp. Tomar/IPT bateu o HC PDL por expressivo 3-18, na noite desta terça feira, num jogo em atraso dos 32 avos de final da Taça de Portugal. Este encontro estava inicialmente marcado para 19 de dezembro, mas não se realizou nessa data devido a um problema (com a bagagem) no embarque da equipa leonina, no aeroporto de Lisboa.

O resultado final deste embate em Ponta Delgada espelha a grande diferença de qualidade entre as duas equipas: o Sp. Tomar/IPT, além do primeiro lugar na ‘liguilha’ e de ter chegado às meias-finais da nova Taça 1947, realizou uma excelente primeira volta no principal campeonato português – sétima posição, com 18 pontos amealhados em 13 jornadas (cinco vitórias, três empates e cinco derrotas) -, enquanto o HC PDL disputou apenas dois jogos oficiais na Zona Sul B da 3.ª Divisão, registando um empate e uma derrota.

Nuno Lopes apostou em Lucas Honório e Hernâni Diniz – juntamente com Francisco Veludo, Pedro Martins e Filipe Almeida – no ‘cinco’ inicial da equipa tomarense. E foi precisamente o jovem Lucas que iniciou o caminho para a goleada: abriu o marcador logo no minuto 4, num forte remate frontal… e bisou volvidos dois minutos, em lance quase idêntico.

Os leões de Tomar assumiam definitivamente o seu favoritismo… e marcaram por mais quatro vezes, por Hernâni Diniz, Rúben Sousa, Alexandre ‘Xanoca’ Marques e Pedro Martins, frente a um adversário que, com o passar dos minutos, chegava cada vez mais esporadicamente à baliza de Francisco Veludo. Contudo, já no minuto 22, Paulo Passos viu o cartão azul (puxão de patim a Cláudio Figueiredo) e, no respetivo livre direto, Rui Neto reduziu para 1-6.

Mas a equipa leonina continuou a mandar na pista e, até ao intervalo, bateu o guardião Michael Tavares por mais duas vezes, em finalizações de Hernâni Diniz e Filipe Almeida.

Os primeiros 15 minutos do segundo tempo – com o suplente Pedro Furtado na baliza açoriana – foram muito produtivos para a equipa de Nuno Lopes: nove golos, por Lucas Honório (3), Hernâni Diniz (2), Pedro Martins, Rúben Sousa, Paulo Passos e Xanoca… que colocaram o marcador em 1-17.

O jovem guarda-redes António Marante, que tinha substituído Veludo ainda na fase inicial desta etapa complementar, negou entretanto o golo a Rui Neto, na cobrança de novo livre direto (cartão azul a Filipe Almeida). Mas, já no minuto 33, não conseguiu evitar o segundo golo da equipa micaelense, numa oportuna recarga de Neto. Filipe Almeida respondeu volvido um minuto: 2-18.

Faltavam ainda quase sete minutos para o final, mas, apesar das muitas oportunidades criadas pelos leões de Tomar, apenas se registou um golo… marcado pelo jogador/treinador Carlos Guimarães, num excelente gesto técnico, fixando o resultado em 3-18.

Na próxima eliminatória (16 avos de final), agendada para 23 de janeiro – o sorteio foi realizado no dia 22 de dezembro -, o Sp. Tomar/IPT terá de fazer uma deslocação ao reduto do Póvoa, atual 12.º classificado (portanto, abaixo da ‘linha de água’) da Zona Norte da 2.ª Divisão.

O regresso da equipa leonina às pistas será já no próximo sábado (18h00), em casa, frente ao Valongo, a contar para a jornada 14 (primeira da segunda volta) do principal campeonato nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Esta semana suplemento especial na edição impressa do “Cidade de Tomar” alusivo aos 50 anos do 25 de Abril

O 25 de abril de 1974 marcou um momento crucial na história de Portugal, com a Revolução...

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974. O capitão Carlos Beato era o comandante...

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -