No fecho da primeira volta (jornada 13) do principal campeonato nacional de hóquei em patins, o Sp. Tomar/IPT perdeu, na manhã deste domingo, no recinto do Riba D’Ave, por tangencial 4-3.
A equipa tomarense, num tranquilo sétimo lugar, visitava o último classificado, que somava apenas duas vitórias (e 10 derrotas), curiosamente frente ao Turquel (3-2) e ao candidato Benfica (5-4).
E o encontro até começou bem para a equipa de Nuno Lopes, que ganhou vantagem no marcador através de dois golos (9’ e 13’) de Alexandre ‘Xanoca’ Marques, em remates de meia-distância
Mas a jovem e irreverente equipa de Riba de Ave reduziu logo no minuto imediato, por Facundo Bridge, num contra-ataque finalizado da direita.
Os leões de Tomar entraram no segundo tempo mais cautelosos, controlando melhor as ações do adversário… Contudo, no minuto 34, João Pedro recuperou a bola na área e, com remate frontal, igualou o marcador (2-2).
Logo no minuto imediato, o Sp. Tomar/IPT dispôs de boa oportunidade para se recolocar em vantagem: no livre direto resultante da décima falta do Riba D’Ave, Xanoca atirou… por cima da baliza!
Rúben Sousa, volvidos mais quatro minutos, na cobrança de uma grande penalidade (falta sobre o mesmo), atirou ao lado… e, na sequência, permitiu a defesa a Diogo Fernandes.
O jovem colombiano Andrés Castaño, já no minuto 45, também numa situação de bola parada (livre direto pela décima falta do Sp. Tomar/IPT), não conseguiu bater Francisco Veludo. Mas, passado menos de um minuto, a equipa da casa virou mesmo o marcador (3-2) através de Nuno ‘Miccoli’ Pereira, em remate da direita após iniciativa de Miguel Fortunato.
Uma falha defensiva que obrigava a equipa tomarense a correr atrás do prejuízo… E a 40 segundos do final, numa ação atacante (caiu na área…), o capitão Ivo Silva viu o cartão azul: no respetivo livre direto, Dinis Abreu atirou forte… e bateu Veludo (4-2).
A resposta leonina tardou apenas 22 segundos, por Filipe Almeida, em forte remate frontal (4-3). Mesmo mantendo o ataque com cinco elementos, a equipa de Nuno Lopes já não conseguiu evitar a quinta derrota no campeonato…
Outros resultados desta jornada 13: Sanjoanense-Sporting, 3-3; Ó. Barcelos-Benfica, 3-2; H. Braga-Famalicense, 2-4; Turquel-Valongo, 2-2; foram adiados os encontros Juv. Viana-Tigres Almeirim e FC Porto-Oliveirense.
O próximo desafio do Sp. Tomar/IPT será no dia 10 (quinta feira), pelas 16.30 horas, nos quartos de final da Taça 1947, frente à Juv. Viana, no Municipal do Luso.
A segunda volta do campeonato começa no dia 9 de janeiro de 2021: os leões de Tomar recebem o Valongo.