Primeira derrota em casa, para o campeonato! O Sp. Tomar/IPT perdeu, na tarde de hoje, terça feira, em casa, frente ao líder Sporting, por 1-4, na jornada 12 (penúltima da primeira volta) do principal campeonato nacional.
Depois de ter vencido a Oliveirense (5-3) e imposto um empate ao FC Porto (4-4), a equipa tomarense soçobrou, no seu reduto, diante de outro candidato ao título…
Com três golos (na segunda parte), o argentino Gonzalo ‘Nolito’ Romero foi o destaque deste encontro de leões.
A fase inicial foi dominada pela equipa da capital, que, no entanto, apenas chegou ao golo já no minuto 10: passe de Romero, remate frontal de Matías Platero, defesa de Francisco Veludo e recarga (de costas para a baliza) de João Souto, da direita, abrindo o marcador (0-1).
Os leões tomarenses até já equilibravam a contenda, mas tinham pela frente um grande obstáculo chamado Ângelo Girão…
A quatro minutos do intervalo, após passe da esquerda, a bola bateu no patim de Pedro Martins e o árbitro Ricardo Leão assinalou de pronto grande penalidade: Francisco Veludo negou o golo ao italiano Alessandro Verona.
No recomeço, o Sp. Tomar/IPT apresentou-se ainda mais ambicioso, dominador… mas, mais uma vez, sem o necessário engenho para ultrapassar o guarda-redes internacional português.
E foi então que surgiu o talento do argentino Romero, a desfazer as dúvidas no Municipal de Tomar: no minuto 38, num lance de contra-ataque, finalizou da direita (cruzado, rasteiro…), surpreendendo o guardião Veludo; volvidos apenas dois minutos, em forte remate da esquerda, elevou para 0-3.
Nuno Lopes apostou numa nova dupla de ataque, Hernâni Diniz e Lucas Honório. E a demanda do treinador do Sp. Tomar/IPT deu frutos pouco depois: remate cruzado de Hernâni Diniz, da esquerda, reduzindo a diferença no marcador (1-3).
Faltavam 7 minutos e 40 segundos para o final e os leões de Tomar acreditavam que seria possível ir mais além… Contudo, o Sporting, sereno e lúcido, soube travar a reação da equipa da cidade templária… E o inevitável Romero, beneficiando de um ressalto (na cobrança de um livre frontal, a favor dos tomarenses), avançou sozinho para a baliza e, a quatro segundo do final, fixou o resultado em 1-4.
Num embate dividido (a maior parte do tempo) e com apenas um lance de bola parada, a segurança de Girão e a eficácia de Romero foram determinantes para o triunfo da equipa de Lisboa.
Com este percalço caseiro, o Sp. Tomar/IPT caiu um lugar, do sexto para o sétimo, ultrapassado pelo Valongo.
Após cinco vitórias em seis jornadas (entre a terceira e a oitava), a equipa tomarense já vai em quatro jogos seguidos sem vencer (dois empates e duas derrotas). Ainda assim, já tem garantida a presença na Taça 1947: esta nova competição irá realizar-se entre 9 e 13 de dezembro, no Luso, envolvendo as oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta.
Outros resultados desta jornada 12: Valongo-Riba D’Ave, 4-1; Tigres Almeirim-FC Porto, 4-8; Oliveirense-Ó. Barcelos, 4-7; foram adiados os encontros Sanjoanense-Juv. Viana, Benfica-H. Braga e Famalicense-Turquel.
No próximo sábado, 5 de dezembro (18h30), o Sp. Tomar/IPT visita o Riba D’Ave, para fechar a primeira volta do campeonato.