“Formação de Profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – Violência Doméstica entre Pessoas do mesmo Sexo” é nome da formação gratuita, que será promovida nos dias 2,4 e 11 de dezembro, realizada à distância através de sessões síncronas, em horário laboral.
Com inscrições abertas até dia 20 de novembro, a formação será ministrada pela União de Mulheres Alternativa e Resposta, contando com o apoio da CIM do Médio Tejo e é destinada aos profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da região do Médio Tejo.
De referir que esta formação surge integrada numa candidatura, aprovada no passado mês de agosto, que se destina à Formação de Públicos Estratégicos.
Com a implementação desta candidatura, a CIM do Médio Tejo vai ainda promover dois cursos destinados ao público em geral: Em janeiro – Formação de agentes qualificados/as que atuem no domínio da Violência Doméstica e/ou da prevenção da vitimização ou revitimização desta – Técnicos/as de Apoio à Vítima; E, posteriormente – Avaliação e Gestão de Risco de Violência Doméstica;
Através destes cursos, a CIM do Médio Tejo pretende desenvolver um plano de formação específico na área da violência doméstica, de género e violência contra as mulheres, com o objetivo de dotar de conhecimentos e competências os técnicos de intervenção das estruturas dos municípios de apoio e acompanhamento a vítimas de violência doméstica, bem como, formar o público em geral, que cumpra os requisitos necessários.
Para o efeito, os cursos de formação a dinamizar são realizados com base nos referenciais da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Esta candidatura foi aprovada pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, contando a sua concretização com o seu financiamento.
Todas as informações sobre a formação “Formação de Profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – Violência Doméstica entre Pessoas do mesmo Sexo” são prestadas através do email formacaocimt@cimt.pt e tem inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/wbirW6sUtRHBePMH9.
Para a CIM do Médio Tejo, o combate à violência doméstica é uma premissa do trabalho intermunicipal, concertado com os municípios da região, que tem resultado num conjunto de ações diversas, iniciadas com o Projeto Maria.