As competições desportivas profissionais, ou equiparadas, podem realizar-se nos próximos dois fins de semana, apesar do estado de emergência que vigora até dia 23, devido à pandemia de Covid-19, garantiu ontem, segunda feira, a ministra Mariana Vieira da Silva.
“Os jogos profissionais, ou equiparados a profissionais, podem acontecer, porque são atividades profissionais e, portanto, enquadrados no âmbito das atividades profissionais que podem existir”, disse a ministra de Estado e da Presidência.
Entre as medidas restritivas do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, que entrou em vigor na passada segunda feira, estão o recolher obrigatório noturno durante a semana (entre as 23h00 e as 05h00) e ao fim de semana a partir das 13h00 nos 121 concelhos de maior risco de contágio da Covid-19. Nestes 121 municípios, abrangendo 70% da população residente, estão incluídos todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Nos próximos dois fins de semana, as duas competições profissionais de futebol que se disputam em Portugal vão estar paradas, devido a compromissos da seleção e à terceira eliminatória da Taça de Portugal, mas estão agendados jogos nacionais e regionais de várias modalidades, incluindo o futebol.
Tem havido por parte das autoridades, na sequência da publicação do diploma que regulamenta a aplicação do estado de emergência, uma sensibilização para que a atividade desportiva possa respeitar as restrições de circulação, como forma de contribuir para o esforço da salvaguarda da saúde pública, evitando, nomeadamente, situações de atravessamento de concelhos nestas condições.
Neste contexto, as federações e os seus clubes estão a fazer esforços para alterar a calendarização da sua atividade desportiva agendada para os 121 concelhos, no sentido de serem realizadas nos períodos em que não se verifiquem restrições legais à circulação, seguindo assim as orientações das autoridades.
Na sequência das indicações dadas pela Federação Portuguesa de Futebol, logo na segunda feira, a Associação de Futebol de Santarém já decretou que os jogos agendados, em todas as competições, para o próximo fim de semana, terão início às 11.00 horas do dia 15 de novembro (domingo).
Tal acontece com os embates entre U. Tomar e Riachense e entre Carvalhos de Figueiredo e V. Santarém ‘B’, das principais divisões distritais de futebol e futsal, respetivamente.
No entanto, os clubes podem alterar, de comum acordo, a data e hora dos jogos em conformidade com os regulamentos e legislação em vigor.
Também a Federação de Patinagem de Portugal já definiu novos horários para os jogos das suas competições, que estavam programados para este fim de semana. Ou seja, o encontro entre Ó. Barcelos e Sp. Tomar/IPT, que estava agendado para a noite de sábado (21h30), será disputado no domingo, dia 15, às 11.00 horas.