No âmbito das ações de capacitação e animação do território, aprovadas na sua estratégia local, a ADIRN – Associação do Desenvolvimento do Ribatejo Norte promoveu na tarde de sexta-feira, 16 de outubro, a jornada “Um dia na freguesia… dos Bugalhos”, visitando as potencialidades deste território no concelho de Alcanena.
O ponto de partida desta jornada aconteceu pelas 14h30, no edifício da Junta de Freguesia de Bugalhos, onde o presidente José Luís Ramos e a sua equipa receberam a comitiva. O vereador Hugo Santarém, da Câmara de Alcanena, também se juntou ao grupo no final da sessão. O Programa incluía a visita a projetos da freguesia, tais como a Requalificação do Largo “Manuel de Jesus Monteiro” aprovado no âmbito da Medida 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias do PDR2020, tendo terminado com uma reunião sobre as prioridades para o futuro quadro de apoio e uma saborosa degustação de produtos locais.
“Quero destacar a grande parceria que tem sido estabelecida entre a nossa junta e a ADIRN e que temos feitos programas de melhoramentos e requalificação de espaços e atividades na freguesia dos Bugalhos”, referiu José Luís Ramos, no início da sessão, recordando, por exemplo, a implementação de um Percurso Pedestre bem como a requalificação do Largo Manuel de Jesus Monteiro, em Filhós. “É uma das formas que temos de melhorar os nossos espaços públicos e a qualidade de vida das nossas populações pelo que queremos agradecer muito a vossa disponibilidade”, disse.
Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN – que no próximo ano faz 30 anos de atividade – sublinhou que esta iniciativa “Um dia na Freguesia de…” resulta da especificidade deste e de outros Grupos de Acão Local (GAL) que é a proximidade do território e das suas populações. “Tentamos estar no nosso território, que são 6 municípios, com proximidade no sentido de promover um desenvolvimento verdadeiramente de base local. Também sabemos e reconhecemos que quem está mais próximo das populações são as freguesias e que reconhece os problemas, os desafios e as oportunidades do território e por isso desenhamos esta acão “Um dia na Freguesia…” para perceber, de forma próxima, o que se passa no território”, disse, acrescentando que iniciaram este ciclo de reuniões com as freguesias que são associadas da ADIRN.
– Reportagem desenvolvida na próxima edição semanal