O tomarense João Amendoeira Peixoto participou no IV Congresso de História Local: conceitos, práticas e desafios na contemporaneidade, que decorreu no passado dia 15 de outubro, em Almada, tendo-o feito em formato digital, dada a situação presente.
A intervenção, cujo tema está ligado ao trabalho de doutoramento que está a desenvolver, teve por título Medicina e património em Tomar: recordando o Dr. Vieira Guimarães (1864-1939) e foi acompanhada por mais um livro com a chancela Gualdim Edições.
Foram apresentadas novidades sobre o médico nabantino, conteúdo sobre a medicina e os médicos do seu tempo, assim como, fotografias inéditas que demonstram a evolução da investigação em curso.
Por gosto próprio, João Peixoto tem desenvolvido nos últimos anos vários trabalhos e dinâmicas ligadas a Tomar, autor da Soirée da Festa dos Tabuleiros: o revelar de um segredo, representada na Biblioteca Municipal e inserida no programa de festas em 2015; iniciador do evento e livro sobre A leitura da Carta de Infante D. Henrique aos Tomarense (anual); criador dos conteúdos ligados ao Tomar Digital (página Facebook) e Gualdim Edições; não esquecendo os livros já publicados e crónicas Feitos & Feitios no nosso jornal.