Um grupo de voluntários andou na segunda-feira, 5 de outubro, a recolher algum lixo pela cidade. Pelas 16h30, concentraram-se na Praça da República para demonstrar o resultado da sua ação através de uma performance artística na Praça da República. A instalação aqui criada, ficará em exposição até dia 12 de outubro.
O evento de sensibilização ambiental “Pela Mão do Homem”, com registo fotográfico, nasceu da criatividade de uma jovem estudante de fotografia, Caroliinaii, que no seguimento de um trabalho académico, decide criar um evento que misture a sensibilização ambiental com a sensibilização para a arte e, ao qual, a Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, decidiu unir-se.
Augusto Barros, presidente desta União de Freguesias, referiu que esta é uma iniciativa que é uma parceria entre a junta urbana, câmara municipal, técnicos da Junta Anima e que partiu da ideia de uma jovem aluna do Politécnico. “É um trabalho de sensibilização, que diz respeito à nossa saúde pública. Hoje foi um dia de trabalho, tendo sido recolhidos diversos sacos de lixo”, indicou o autarca. Os voluntários procuraram nos recantos dos prédios mais escondidos e também recolheram bastante beatas, um trabalho “exaustivo, mas proveitoso”.
Foto: Anabela César
– Leia a notícia desenvolvida na próxima edição semanal