Foi classificada como árvore de interesse público, em Diário da República, no dia 16 de setembro de 2020, o exemplar da espécie Quercus Faginea, situado na Pedreira, União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, concelho de Tomar.
A Associação 30POR1LINHA requereu a classificação de interesse público deste exemplar isolado por ser uma árvore de grande dimensão, logo de idade avançada e necessitar de cuidadosa conservação, bem como pela sua importância ecológica e paisagística.
A associação agradece à Freguesia de Além da Ribeira e Pedreira, na pessoa do presidente da junta, Alexandre Horta, que desde o primeiro contato “esteve sempre disponível e nos deu todo o apoio necessário à preparação do processo do pedido de classificação e que foi fundamental para este final feliz”.
Segundo a 30POR1LINHA, as árvores de grande porte desempenham papéis ecológicos essenciais, como o sequestro de carbono atmosférico, produção de oxigénio, regulação dos regimes micro/meso-climáticos, hidrológicos e ainda de suporte para a biodiversidade. Estão também associadas a um conjunto variado de organismos como fungos, briófitos, líquenes, e um grande número de espécies de vertebrados e invertebrados.