Dínamo Sanjoanense (São João da Madeira) e Caxinas Futsal (Vila do Conde) asseguraram hoje a subida ao principal campeonato nacional (Liga Placard) de futsal. Ficou assim adiado o sonho do Ferreira do Zêzere!
A equipa ferreirense, que na sexta feira tinha goleado o Rio Ave por 7-2, perdeu, ao início da noite, frente Caxinas Futsal, por 2-1, no último encontro da prova de acesso (play-off), que decorreu no Palácio dos Desportos, em Torres Novas.
O brasileiro Fabrício Lima, no minuto 10, colocou a equipa de Ferreira do Zêzere na liderança do marcador (0-1), resultado com que terminou a primeira parte.
Contudo, no segundo tempo tudo se complicou… Os vilacondenses (que, na segunda eliminatória, tinham batido o Barreirense por claro 5-1) chegaram ao empate no minuto 26, por Ricardo Costa.
O golo decisivo foi marcado a pouco mais de um minuto do final, por Filipe Esperança, na cobrança do livre de 10 metros (direto) resultante da sexta falta da equipa comandada por André Guimarães.
Antes, no primeiro desafio desta terceira eliminatória, o Dínamo Sanjoanense tinha vencido o Nun’Álvares (Fafe) por claro 5-1, garantindo também a estreia na Liga Placard de futsal.
Recorde-se que o principal campeonato nacional foi alargado de 14 para 16 clubes, sendo depois reduzido para 12 em 2022/23, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu plano de reestruturação da modalidade. Ou seja, aos 14 clubes que já disputavam o principal escalão vão juntar-se Dínamo Sanjoanense e Caxinas Futsal, os dois vencedores do play-off.