O Sp. Tomar/IPT está de novo na 1.ª Divisão! A equipa tomarense ganhou na Marinha Grande, frente ao Sp. Marinhense, por 1-2, na última jornada da denominada Prova Preliminar da Acesso à 1.ª Divisão.
Tigres de Almeirim (ganhou por 1-2 na Parede) e Famalicense (em casa, bateu o Paço de Arcos por 7-5) acompanham a equipa de Nuno Lopes na subida ao principal escalão nacional.
No pavilhão da Embra, sem público nas bancadas, os leões de Tomar foram claramente superiores na primeira parte, tendo, depois de um livre direto (8’) falhado por Rúben Sousa (cartão azul ao guarda-redes Marco Gaspar), conseguido avanço no marcador a pouco mais de três minutos do intervalo, por Filipe Almeida.
Pedro Martins, logo no segundo minuto da etapa complementar, aumentou a diferença para 0-2.
A reação da equipa marinhense, treinada por Nuno ‘Manel’ Domingues (esteve no comando do Sp. Tomar durante várias épocas), resultou no golo do chileno ‘Nico’ Carmona, no minuto 32.
Com mais ou menos dificuldades (o piso também começou a ficar escorregadio), o Sp. Tomar conseguiu aguentar esta preciosa vantagem… O guardião Francisco Veludo, já a menos de um minuto e meio do final, negou o golo a Mathias Arnáez, na cobrança de um livre direto (décima falta do Sp. Tomar).
No final, a festa foi da equipa tomarense: com o primeiro lugar na ‘liguilha’, assegurou, cerca de um ano depois da descida, o regresso à 1.ª Divisão.
Em Famalicão, a equipa da casa começou bem… permitiu a reviravolta (1-3 e 3-4), mas acabou por conseguir dar a volta por cima (7-5) e garantir também a subida.
Na Parede, frente a um adversário que já estava de fora das contas da subida (ainda sem pontuar), o Tigres de Almeirim somou três pontos fundamentais (1-2) para se manter no escalão máximo do hóquei nacional.
O primeiro encontro do Sp. Tomar na 1.ª Divisão, esta época, será em Valongo, já no próximo dia 26 (sábado).
Classificação: 1.º – Sp. Tomar, 10 pontos; 2.º – Tigres Almeirim, 9; 3.º – Famalicense, 9; 4.º – Paço de Arcos, 8; 5.º – Sp. Marinhense, 7; 6.º – Parede, 0.