Foi na manhã de sábado, 25 de julho, que decorreu no Quartel dos Bombeiros Municipais uma prova de prova de Certificação de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, adquiridas ao longo da vida) Profissional de Bombeiro/a, com 14 bombeiros a realizarem o exercício final do RVCC Bombeiro (nível 4) perante um júri externo. O processo RVCC começou no primeiro semestre deste ano, com cerca de 50 horas de formação. Os exercícios decorreram na parada do quartel, sendo utilizada a zona frontal ás boxes das ambulâncias de transporte e oficina. Nas áreas reservadas foi colocada fita de balizamento apoiada por jerseys.
De acordo com o que Angelina Macedo, Coordenadora do “Centro Qualifica Templários”, explicou ao Jornal e Rádio “Cidade de Tomar” esta foi a última etapa da certificação do RVCC profissional de Bombeiro. “Significa que todos estes candidatos passaram por uma fase de diagnóstico, de análise, foi feito um encaminhamento para esta saída, tendo em conta as competências que evidenciaram. De seguida, o formador fez o reconhecimento das competências que foram validadas e hoje é essa etapa final com a certificação através de provas que vão realizar e perante um júri de certificação”, disse.
A prova final de avaliação constou dos seguintes exercícios. Exercício de intervenção urbana: montagem de linhas de mangueira a partir do veiculo (foi colocado um veiculo, em simulação, a utilização da linha de mangueira será efetuada a partir do manancial da rede); busca no interior, não armada (a simulação será efetuada na área da “ box desinfeção”, com acesso pela porta lateral ) ; montagem de acessos ao piso superior (montagem de escada do VSAT 01, sendo a mesma arvorada na casa escola); progressão armada com linha de mangueira e extinção de incendio, focalizada (projeção de agua num alvo localizado na direção da casa escola, projeção indireta, combinada e focalizada no alvo ) e manobra de ventilação tática, hidráulica (utilizando a porta simulada, realização da manobra de ventilação hidráulica).
– Leia a notícia completa na próxima edição semanal