No passado dia 1 julho, o Agrupamento 44 dos Escuteiros do CNE, comemorou os 75 Anos do Escutismo em Tomar.
No domingo dia 5 de julho, foram celebradas estas comemorações, e pelo motivo do momento que atravessamos, a Missa, a Sessão Solene e a parte protocolar da Inauguração do Museu Escutista “Carlos Simões da Silva” realizaram-se na Igreja de S. João Baptista, tendo as celebrações sido presididas pelo Bispo de Santarém – D. José Traquina.
Estiveram presentes a presidente da CMT, Anabela Freitas; o vice presidente, Hugo Cristóvão; o presidente da Junta Urbana de Tomar, Augusto Barros Alves; o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria; a Chefe Regional de Santarém, Lurdes Gameiro; o presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional, Luís Francisco e a presidente da Mesa do Conselho Regional, Diana Cardoso; entre outros convidados.
O Chefe do Agrupamento 44, Paulo Martinho Francisco, fez referência no seu discurso a alguns dirigentes que ao longo destes 75 anos fizeram ou fazem história, entre muitos outros que já passaram e/ou estão ainda no Agrupamento: Pe. Manuel Ferreira da Silva (Fundador do Grupo 49 do CNE), Carlos Simões da Silva (Escuteiro da fundação que foi Chefe do Grupo 49 e o primeiro Chefe do Agrupamento 44), Mário Marques de Andrade (foi Chefe de Agrupamento durante 16 anos e o primeiro Chefe Regional), Luís Francisco Escuteiro desde Lobito a Caminheiro, foi uma referência enquanto Escuteiro e que no nível regional e nacional se destacou em diversas funções), Paulo Gameiro (construção da Sede) e João Carlos Ferreira (Publicou o Livro “70 Anos, 70 Histórias” e foi o mentor e é o responsável pelo Museu “Carlos Simões da Silva). Este e os outros discursos poderão ser consultados através da página do Facebook “Paróquias de Tomar” e pelo seu canal no Youtube.