O Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC) reuniu, na passada sexta feira, 12 de junho, com os membros do Conselho Fiscal e da Direção para fazer o balanço de quatro anos de mandato liderados por Alcino Silva.
A reunião teve lugar na sede do Comité Regional de Rugby do Centro, no Estádio Municipal de Taveiro, e serviu para analisar o trabalho realizado em prol do rugby da região Centro ao longo do mandato 2016/2019. O trabalho realizado durante os quatro anos incluiu atividades protocoladas com a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e outras atividades autónomas do Rugby do Centro.
Nas atividades protocoladas destacam-se os convívios e os torneios regionais e inter-regionais juvenis ao longo da época, as atividades de divulgação do rugby nas escolas e o apoio técnico aos clubes da região. Nas atividades autónomas, destacam-se as colaborações com as instituições da região de que é exemplo a criação de uma equipa de rugby com utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) no âmbito do projeto Line Break – Inclusive Rugby e o projeto de Capacitação para o Investimento Social que pretende levar o rugby a comunidades desfavorecidas. Destacam-se ainda as duas edições do Campeonato Europeu de Rugby Sub-20 realizadas em Coimbra em parceria com a FPR e a Rugby Europe que todos os anos traz a Coimbra 8 seleções europeias e mais de 200 atletas.
Outro dos momentos recordados foi a vitória da Seleção Regional Sénior do Centro no jogo da final do Torneio das Seleções Regionais Seniores, em Paris, em que o Centro se sagrou campeão. O jogo que se realizou no Estádio Jean-Bouin, em Paris, no dia 7 de março revelou se uma experiência única na carreira dos atletas da Seleção Regional Sénior do Centro. Neste âmbito, a reativação das Seleções Regionais Seniores por parte da FPR colheu o agrado dos membros do Rugby do Centro, que pretendem dar continuidade à iniciativa nos próximos anos.
Satisfeito com o trabalho realizado pelo Rugby do Centro, figura incontornável do rugby na região Centro, atribuiu um voto de louvor à Direção “pelo trabalho que fez nos últimos anos, que se distinguiu em diversos momentos, e que terminou com a ida a Paris”. Na Assembleia Geral Ordinária esteve também presente o membro da FPR, Ricardo Nunes, com quem foram discutidos temas como a abertura da nova época e a criação de quatro regiões desportivas nacionais: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Sul.
A Assembleia Geral Ordinária ficou também marcada pelos votos de homenagem a Fernando Cardoso, antigo jogador de rugby da Associação Académica de Coimbra (AAC) e membro da direção do CRRC.
As eleições para o próximo mandato terão lugar no dia 1 de julho, quarta feira, no Estádio Municipal de Taveiro.