No período antes da ordem do dia da reunião de câmara, na segunda feira, a presidente da câmara, informou que, no passado dia 1 junho, entrou em vigor a recolha de resíduos sólidos urbanos pela empresa SUMA, que ganhou o concurso.
Até junho a câmara esteve a prestar serviços à Tejo Ambiente, com trabalhadores dos SMAS alocados à Tejo Ambiente, no entanto, como os trabalhadores optaram por não transitar para a Tejo Ambiente, estes foram agora alocados ao serviço de Higiene Urbana e aos Jardins, estando, de momento, quatro desses trabalhadores a acompanhar os circuitos feitos pela empresa SUMA. De momento está em análise a otimização dos circuitos.
Disse ainda a presidente que foram recebidas algumas queixas de contentores virados com a tampa para a estrada, o que já foi reportado à SUMA. A autarca apela mesmo que os munícipe façam chegar os desagrados ao município, no sentido de fazer com que a empresa cumpra com aquilo que foi contratado.
O vereador Hélder Henriques informou igualmente que, na semana passada, a Resitejo começou a otimização de circuitos de recolha havendo um desfasamento na recolha seletiva, o que se deve à reorganização desses circuitos.
Nas redes sociais são muitas as pessoas que têm lamentado a não recolha do lixo com os caixotes apinhados de lixo e também no chão, como se pode ver na foto. Algumas pessoas referem mesmo que o lixo não é recolhido há 10 dias nalgumas localidades.