O videoclip de estreia do tomarense Edmundo Rivotti, que lançou em abril a canção “Outer Space (I Don’t Believe in)”, passou à final de um dos mais importantes festivais de cinema do Mundo.
O pequeno filme do músico e cineasta que vive atualmente na Irlanda foi votado como um dos cinco melhores entre as 100 obras seleccionadas para as First-Time Filmmakers Sessions dos Pinewood Studios, os estúdios mais famosos do Reino Unido. Aqui são produzidos os grandes sucessos de bilheteira do cinema britânico, tais como a saga Harry Potter, os filmes de James Bond 007 ou o novo Batman.
A segunda fase, agora com júri interno, irá apurar o vencedor dos cinco finalistas, que seguirá até aos Raleigh Studios, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. Estes são uns dos mais antigos e importantes estúdios de Hollywood, responsáveis pela produção, por exemplo, de “No Calor da Noite”, que venceu em 1968 o Óscar para o melhor filme. Atualmente, os Raleigh Studios dedicam-se essencialmente à produção independente.
Edmundo Rivotti iniciou a sua carreira cinematográfica sob a batuta de Edgar Pêra em 2011, tendo absorvido do realizador português o ensinamento que lhe permite agora chegar longe. O tomarense nascido em Torres Novas foi pós-produtor de 3X3D, que juntou Edgar Pêra a Jean-Luc Godard e a Peter Greenaway em 2013. 3X3D encerrou a Semana da Crítica do Festival de Cannes, em França, em 2014 e é o primeiro filme português em 3D.
Depois do primeiro single, Edmundo Rivotti prepara agora o segundo, “Between Fear and Love”, que conta com a participação especial de Paulo Tato Marinho, fundador dos Gaiteiros de Lisboa e membro da Sétima Legião. Marinho é o maior tocador de gaita de foles português, que podemos escutar na famosa canção “Sete Mares” ou ainda em “Morte ao Sol”, dos GNR.
A banda que acompanha Edmundo na nova canção integra o baixista Paulo Bizarro e o multi-instrumentista, desta feita tocando braguesa, Cató Calado, membros da Quinta do Bill. O músico Gonçalo Gato é o guitarrista, numa face diferente da habitual – Gato foi o compositor residente da Casa da Música o ano passado e tem previsto para breve o lançamento da sua primeira obra discográfica.
Destaque ainda para a participação, no acordeão, de Bruno Gomes, vereador da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que é familiar de Edmundo. Paulo Serafim, André Cameira (Motherflutters e Moulinex), Duarte Pessanha (ex-FH5 e ex-Pedra Dura) e a violinista Mafalda Rodrigues fazem igualmente parte do rol de músicos que colaboram em “Between Fear and Love”. O produtor é Miguel Urbano (ex-Quinta do Bill), enquanto a masterização ficará a cargo de Rui Dias, membro fundador da banda dos Filhos da Nação, que foi depois guitarrista dos UHF.
Edmundo Rivotti continua ao mesmo tempo a sua função de jornalista, tendo sido recentemente Director do portal LusoTimes, vocacionado para a comunidade portuguesa no Reino Unido, função que abandonou entretanto. Boas vibrações que nos chegam da Irlanda, nestes conturbados tempos de coronavírus.