4.5 C
Tomar

ACITOFEBA apoia as empresas no combate à pandemia COVID-19

Relacionadas

A ACITOFEBA já apoiou 44 empresas e 167 empresários e trabalhadores, da região, através dos projectos de formação-ação “Dinamizar” e “Melhor Turismo 2020”, que oferecem consultoria e formação, certificadas e gratuitas, às empresas do Comércio, Serviços e Turismo.

Estes desafiam as empresas, com o apoio de consultores especialistas, a fazer um diagnóstico da empresa, a identificar as suas oportunidades de melhoria e, no âmbito do projecto, a implementar acções concretas, que obtenham os resultados definidos pela empresa, no âmbito do projecto.

Estes projectos estão a ser desenvolvidos em parceria com a entidade formadora Profiforma e têm sido ferramentas essenciais às empresas, não apenas porque permitem que os empresários cumpram as suas obrigações legais, previstas no Código do Trabalho, no que respeita ao dever do empregador de assegurar ao trabalhador o direito à formação, mas também porque apoiam as empresas, em áreas críticas do seu negócio, através do desenvolvimento das suas competências, nas diferentes áreas de gestão, do aumento da produtividade, da melhoria da sua capacidade competitiva e na facilitação da introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

A Formação-ação tem sido uma excelente oportunidade para as empresas da região, pois tem respondido às suas necessidades. Com o apoio especializado de consultores e formadores, foram realizadas as seguintes acções de formação/consultoria:

– Planos de expansão de negócios (candidaturas PT2020);

– Criação de instrumentos de apoio à gestão;

– Elaboração de planos de reestruturação de custos e dívidas;

– Conceção de planos de Marketing Operacional e Digital (sites, lojas online, logótipos, estacionários, redes sociais);

– Reengenharia de Menús;

– Criação de planos visuais de merchandising;

– Organização do serviço de mesa;

– Atendimento ao cliente;

– Inovação e Organização do serviço de Cozinha;

– Criação de métodos de otimização de espaços e de inovação;

– Desenvolvimento das técnicas de liderança e de trabalho em equipa;

– entre outros.

Neste contexto de Pandemia, a ACITOFEBA também promoveu Webinares “Há empresas para além do COVID-19”, organizados pela Profiforma, que ofereceram, aos empresários, informação sobre ferramentas de superação desta crise, transformando-a numa oportunidade, nomeadamente as atrás referidas. Estes continuam disponíveis para visualização, através dos seguintes links:

– Setor do Comércio, Serviços e Indústria:

https://youtu.be/pG8Dkeb1wiU

– Setor do Turismo:

https://youtu.be/K0-HE1tAvOo

Esta fase da pandemia COVID-19 é crítica para muitas empresas mas, através dos Projetos de Formação-Ação, promovidos pela ACITOFEBA, as empresas poderão beneficiar do apoio de formadores e consultores especialistas, para ultrapassar esta crise:

– Projeto Dinamizar:

As empresas do Comércio e Serviços poderão receber consultoria e formação gratuitas, na Temática da Economia Digital ou da Gestão da Inovação.

– Projeto Melhor Turismo 2020

No Projeto Melhor Turismo 2020, as empresas do sector do Turismo poderão beneficiar do apoio nas temáticas dos Recursos Financeiros, Economia Digital ou da Gestão de Empresas Turísticas.

São projectos que estão particularmente vocacionados para ajudar as empresas, nas suas verdadeiras necessidades, nomeadamente as que se apresentam na actual crise económica. A título de exemplo, poderão receber apoio na informação, aconselhamento e na realização de candidaturas, aos apoios disponibilizados pelo Governo, para suporte do impacto económico desta pandemia, como por exemplo:

– Lay-off – apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho;

– Moratórias de Créditos – moratória dos créditos perante instituições financeiras;

– Apoios à Tesouraria – linhas de crédito às empresas;

– Teletrabalho – disponibilização de capacidade e aplicações de trabalho colaborativo em condições preferenciais;

– Apoios a Empresários em Nome Individual;

– Diferimento de Impostos e Contribuições;

– Portugal 2020 – medidas de resposta ao problema de liquidez da tesouraria dos promotores;

– Sócios-Gerentes – medidas de apoio à redução da atividade económica;

– Start-Ups – apoio financeiro a para colmatar a falta de liquidez imediata;

– Programa ADAPTAR: medida de apoio aos custos das empresas, em adquirir equipamentos de proteção individual e da reorganização dos locais de trabalho.

– Sêlo Clean & Safe: o Turismo de Portugal atribui um reconhecimento gratuito, que exige às empresas um protocolo interno de higienização, para evitar riscos de contágio e promover o estabelecimento como destino seguro, do ponto de vista de cuidados com a propagação da COVID-19.

Neste contexto, a ACITOFEBA convida os empresários a inscreverem-se no Projeto Dinamizar ou Melhor Turismo 2020, por forma a beneficiar gratuitamente da consultoria e formação gratuitas e a vencer os desafios com que deparam nos seus negócios.

A ACITOFEBA encontra-se também a promover, em parceria com a entidade formadora Profiforma, formação 100% financiada pelo IEFP, para colaboradores de empresas, em regime especial de Lay-Off, com oferta de bolsa de formação e subsídio de alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias