Nasceu em Tomar, pelo grupo “mão amiga”, o movimento “Pão Solidário” que pretende ajudar todos os que atravessam uma fase de maior dificuldade económica devido à pandemia da Covid-19. A iniciativa explica-se em poucas palavras: quem puder compra pão a mais e deixa para quem necessitar. E quem necessita só tem de dizer que vem levantar o pão solidário da mão amiga.
Em Tomar, o estabelecimento que aderiu a esta causa foi,para já, a pastelaria Willis Bar, na Alameda Um de Março, que já dispõe de quantidade significativa de pão que foi oferecido por alguns beneméritos. “Pão nunca se nega a ninguém”, referem os dinamizadores que têm como lema fazer o bem sem olhar a quem. Na cidade, também é possível adquirir vales alimentares no Talho “O Fernando”, mas que se destinam a ajudar casos identificados pelos membros do grupo.
O grupo de Facebook “mão amiga”, que junta pessoas comuns que apenas querem ajudar o próximo, tem atualmente cerca de 500 membros. Não se pretende substituir às instituições de solidariedade mas tão só ser a mão amiga que, no imediato, muitas pessoas precisam de sentir estendida. Todos os casos são, de resto, encaminhados para ajudas institucionais.