O Instituto Politécnico de Tomar ativou, hoje, o seu Plano de Contigência, com um conjunto de medidas de forma a reduzir riscos para a comunidade educativa. As medidas aplicam-se, desde a data do mesmo e até ao dia 29 de março próximo, podendo ser ajustadas ou prorrogadas em função da evolução da situação e da avaliação que, em cada momento, for feita da adequação das medidas agora adotadas à finalidade de contenção, prevenção e controlo do COVID-19.
Neste sentido, foram aprovadas medidas que restringem a permanência de alunos no Politécnico e ainda no polo de Abrantes, medidas essas orientadas para as aulas presenciais. As aulas presenciais deverão, sempre que isso seja possível, ser substituídas por meios alternativos de ensino e aprendizagem, com adoção de metodologias de ensino à distância e realização de atividades alternativas como trabalhos e orientação em tutoria.
Para além disso, as aulas laboratoriais ficam em suspenso, assim como as atividades desportivas. Também os serviços de secretariado sofrem restrições.
São suspensos todos os eventos calendarizados, designadamente conferências, seminários, cerimónias, eventos desportivos, aulas abertas, visitas de estudo e eventos de natureza similar, internos ou externos.
São encerrados os seguintes espaços do IPT, em Tomar e em Abrantes: Espaços onde decorrem atividades de ensino e práticas laboratoriais; Bibliotecas; Refeitórios e bares, sem prejuízo do número seguinte; Instalações desportivas. Relativamente aos refeitórios e snack-bares do Campus do IPT e da ESTA, manter-se-ão em funcionamento, recomendando-se aos seus utilizadores, durante a utilização do espaço, a manutenção do distanciamento adequado social entre si, e será mantido um serviço alternativo de take-away para os utentes que o prefiram.
Será ainda suspenso o controlo de assiduidade por sistema biométrico associada à plataforma Wintime, passando a ser utlizada, em sua substituição, a funcionalidade de registo de assiduidade online na mesma plataforma, ou quando ou enquanto isso não seja possível, por validação da assiduidade feita pelo respetivo superior hierárquico direto.
O IPT apela a toda a comunidade académica do IPT – estudantes, pessoal docente e pessoal não docente – para que, durante o período de duração destas medidas excecionais, que não é um momento de férias ou de libertação para atividades lúdicas e de socialização, tenham o comportamento responsável e recatado, adequado à situação.