Depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, esta manhã, a câmara, através da presidente, Anabela Freitas, anunciou, em conferência de imprensa, medidas a implementar face ao Covid-19, nomeadamente o encerramento das piscinas municipais, até dia 5 de abril; a realização das competições federadas sem público; a suspensão do Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática que se iria realizar este fim de semana; o cancelamento de todos os eventos anunciados para a biblioteca, Cine Teatro e Complexo da Levada. Na biblioteca será ainda encerrado o espaço internet. Foram também adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando.
Quanto à cedência do autocarro municipal que está destinado às associações, aos fins de semana, está a ser feito um levantamento e se os destinos forem para sítios com casos confirmados de Covid-19, o serviço será suspenso até 5 de abril.
Também as aulas na Universidade Sénior de Tomar (UST) estão suspensas até 13 de abril e pondera-se suspender as Atividades Extra Curriculares (AEC’s) nas escolas, uma vez que os professores que prestam este serviço, frequentam um grande número de escolas. Isto até não se saber qual a decisão do Conselho Nacional de Saúde Pública e do Ministério da Educação sobre a decisão, ou não, de encerrar todas as escolas. De qualquer forma, as orientações nacionais que vão ser anunciadas hoje, serão adotadas pela Câmara de Tomar.
Foi também levantada a questão do mercado municipal e a opinião da Comissão Municipal de Proteção Civil é que, atendendo ao facto de se realizar num espaço aberto, não há necessidade de o suspender.
Estas foram as medidas apresentadas até ao início/meados de abril, medidas que podem, ou não, ser agravadas consoante o avançar do vírus.
Notícia completa na edição impressa de 13 de março.