Atenção: isto não acontece todos os anos. E se tem estado à espera de uma ocasião especial para uma experiência gastronómica de excelência, é a ocasião certa. Este ano, a Mostra da Lampreia teve início a 29 de fevereiro, prolongando-se até 29 de março, aos fins de semana, em 24 restaurantes e pastelarias do concelho de Tomar.
Quanto ao resto, repete-se o milenar ciclo anual: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie. Para além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência. E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da Primavera.
Ao todo, são dez restaurantes, a que se juntam catorze pastelarias, a terem menus especiais de lampreia durante este período.
Entre os pitéus disponíveis, que abarcam todos os pratos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia, paté de lampreia com algas ou pataniscas de lampreia; sopas de peixe do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia, lampreia à bordalesa, arroz de lampreia e feijoada de lampreia.
Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta e ainda docinho de lampreia. Isto nas sobremesas dos restaurantes, porque as pastelarias aderentes, além da lampreia de ovos, apresentam nestas datas um conjunto de iguarias conventuais comos sejam as Castanhas de Ovos, Bolos de Cama, trouxas de ovos e beijinhos de lampreia.