O Estabelecimento Prisional de Tomar (EPM) assinalou, no passado dia 7 de fevereiro, os seus 125 anos, tendo as comemorações iniciado com toque de alvorada, hastear da bandeira nacional e celebração eucarística na capela do EPM, seguindo-se a cerimónia militar, com breve atuação da Banda do Exército, exposição de equipamento do pelotão de guarnição e segurança e palestra subordinada ao tema: “Código de execução de penas e medidas privativas de liberdade” pela Juíza do Tribunal de Execução de Penas de Évora, Ana Catarina Ferreira.
A força em parada esteve sob o comando do Major Garcia, constituída por porta-estandarte heráldico do EPM Sargento-Ajudante Aníbal Nujo, Companhia de Comando e de Serviços sob o comando do Tenente Filipe Vieira, Banda do Exército sob o comando do Capitão – Chefe de Banda Música Artur Cardoso. O Estandarte Nacional foi depois integrado na formatura geral, prestando as honras. Seguiu-se o Hino Nacional entoado por todos os presentes.
A cerimónia militar contou ainda com as intervenções do Tenente-General José António Fonseca e Sousa, que presidiu a cerimónia, e do comandante do Presídio, Tenente-Coronel João Barreira, que fez um retrato da população reclusa, com um estudo demográfico a revelar uma “tendência para uma população mais envelhecida”.