21.8 C
Tomar
Início Site Página 544

CHMT instala tendas em Tomar, Abrantes e Torres Novas

0

Nos três hospitais do CHMT, Tomar, Abrantes e Torres Novas estão a ser instaladas tendas de campanha. O Centro Hospitalar do Médio Tejo elevou para o nível 3 o seu Plano de Contingência e a instalação das tendas são uma medida que esse grau de operacionalização do Plano determina. As tendas serão usadas para triagem dos casos suspeitos por coronavírus.

Suspensas análises clínicas no Hospital de Tomar

0

Devido ao Covid-19 foram suspensas, a partir desta terça-feira, 17 de março por tempo indeterminado, as colheitas a doentes não urgentes do hospital para fim de análises clínicas, apurou o Jornal “Cidade de Tomar” junto de fonte hospitalar.

Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar mantém colheitas de sangue.

Covid-19: Primeira vítima mortal em Portugal

0

Portugal registou a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, que tinha “várias patologias associadas” e estava internado há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje com o vírus da pandemia Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

Portugal encerra fronteira terrestre e tráfego aéreo com Espanha a partir de hoje

1

O ministro da Administração Interna anunciou, hoje, a suspensão do tráfego aéreo entre Portugal e Espanha, a partir de hoje, bem com as ligações ferroviárias e as duas ligações fluviais.

“Foi decidido que seria suspenso o tráfego aéreo entre os dois países a partir do final do dia de hoje. A partir de hoje não teremos voos entre os aeroportos nacionais e os aeroportos espanhóis”, disse Eduardo Cabrita.

Em conferencia de imprensa, o ministro avançou que são igualmente suspensas as ligações ferroviárias, tal como as duas ligações fluviais que existem no Minho no Algarve.

A medida vai entrar em vigor a partir das 23h00 e vai permanecer em vigor até ao dia 15 de abril.

Covid-19: Comissão Europeia quer restringir viagens não essenciais para a UE por 30 dias

0
smart

A Comissão Europeia propôs hoje restringir, por 30 dias, as viagens não essenciais para a União Europeia (UE) para tentar conter a propagação do novo coronavírus e evitar pressionar mais os sistemas de saúde no espaço comunitário.

“Informámos os nossos parceiros do G7 que propusemos introduzir uma restrição temporária a viagens não essenciais para a UE”, declarou em conferência de imprensa, em Bruxelas, a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

Falando aos jornalistas após uma videoconferência com o grupo dos países mais industrializados do mundo (composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), e do qual faz também parte a UE, a responsável sustentou que “estas viagens não essenciais devem ser reduzidas de forma a não propagar mais o vírus dentro da UE, […] mas também para não colocar mais pressão sobre o sistema de saúde”.

“Claro que haverá exceções, por exemplo para os cidadãos da UE que queiram regressar a casa, para os trabalhadores dos sistemas de saúde – como médicos, enfermeiros e também cientistas que estão a trabalhar numa solução para esta crise –, e ainda para residentes e trabalhadores fronteiriços”, precisou Ursula von der Leyen.

A responsável adiantou que a proposta é que a restrição seja aplicada “por um período inicial de 30 dias”.

Também presente na ocasião, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apontou que “a filosofia” da UE passa por tentar “reduzir movimentos desnecessários dos cidadãos, ao mesmo tempo que se garante que os bens essenciais circulam livremente, para preservar o mais possível a integridade do mercado único”.

Nas suas declarações à imprensa, Ursula von der Leyen apelou também a uma coordenação na UE, frisando ser “importante os países vizinhos harmonizem as suas medidas, de forma a que haja uma mensagem semelhante e forte para os cidadãos”.

Além disso, “temos de restaurar a nossa confiança na economia e, de facto, é altura de apoiarmos as nossas economias com determinação e com todos os instrumentos apropriados de que dispomos”, vincou ainda, numa altura em que Bruxelas admite a possibilidade de uma recessão na UE devido ao surto do novo coronavírus.

“O foco é fortalecer as nossas economias e investir o que for necessário”, concluiu Ursula von der Leyen.

Já Charles Michel apontou que o combate ao surto será “longo e difícil”, pelo que solicitou “unidade” nos Estados-membros e responsabilidade dos cidadãos.

Também hoje, horas antes, o presidente do Eurogrupo, o português Mário Centeno, afirmou que o surto de Covid-19 está a ter um impacto na economia como em “tempos de guerra”, mas garantiu que a Europa recorrerá a todas as suas armas para travar uma batalha que antecipa “longa”.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infetados e pelo menos 2.335 mortos.

A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, 331 pessoas foram infetadas até hoje, mas sem registo de mortes, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Escola Secundária Jácome Ratton e Escola Secundária Santa Maria do Olival acolhem os filhos de todos os profissionais considerados prioritários

0

A Escola Secundária Jácome Ratton e a Escola Secundária Santa Maria do Olival, sedes dos dois agrupamentos, e uma escola de 1.º ciclo com jardim de infância por cada agrupamento, são as escolas que, no concelho, vão estar abertas para acolher os filhos de todos os profissionais considerados prioritários e envolvidos no trabalho de contenção e propagação do novo vírus, seja na área da saúde, segurança, socorro, entre outros, e que estão impossibilitados de ficar em casa com os seus filhos devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Assim, em Tomar, no Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria é a Escola Secundária Santa Maria do Olival para crianças a partir do 5.º ano e a Escola de 1.º ciclo e Jardim de Infância Raul Lopes. No Agrupamento de Escolas Templários são a Escola Jácome Ratton para alunos a partir do 5.º ano e a EB1 e Jardim de Infância Templários.

Esta medida entrou em vigor na segunda feira, por tempo indeterminado, e algumas escolas funcionam mesmo com horário alargado para atender a esta situação em que os profissionais considerados prioritários precisam de apoio para os seus filhos, tendo em conta a situação de pandemia que se vive no país e no mundo.

Quase 800 escolas estão de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência, segundo dados do Ministério da Educação.

Dos cerca de 3.500 estabelecimentos escolares existentes no continente, quase 800 estão classificados como “escolas de referência para o serviço de refeições e acolhimento de filhos do pessoal hospitalar e de emergência”, segundo dados da Direção-Geral dos Estabelecimento Escolares (DGEstE).

COVID-19 coloca concelho de Tomar em quarentena voluntária

0

Ruas desertas de pessoas, eventos culturais e desportivos cancelados, estabelecimentos comerciais encerrados e restrição ao número de entradas em espaços fechados, evitando aglomerado de pessoas, são alguns dos sinais mais visíveis das medidas de contenção ao Coronavírus, no concelho de Tomar.

Deste modo, face ao estado de pandemia decretado pela Organização Mundial de Saúde, os tomarenses responderam de forma voluntária às recomendações da Direcção Geral de Saúde. Por exemplo, passou a ser mais frequente ver pessoas com máscara e luvas no atendimento ao público. No Continente de Tomar, na tarde de domingo, 15, havia clientes na rua à espera de vez para entrar dado que foi decidido restringir a entrada até 80 clientes de cada vez. Não se vêem muitas pessoas na rua e até a circulação automóvel diminuiu significativamente.

Também desde segunda-feira, 16 de março, entraram em vigor novas regras para o transporte público em todos os municípios da região do Médio Tejo- tendo em vista a contenção da propagação da pandemia do Covid-19: deixa de haver vendas de bilhetes a bordo, e os passageiros passam a entrar pelas traseiras dos autocarros, sendo a capacidade de transporte limitada a 50% da lotação, entre outras medidas.

Até ao momento, no distrito de Santarém, há registo de quatro casos confirmados com o novo coronavírus, na região da Lezíria. A região do Médio Tejo não tem nenhum caso registado de pessoas infetadas.


COVID-19 leva ao encerramento voluntário de estabelecimentos comerciais em Tomar

0

Em Tomar, na manhã deste sábado, 14 de março, era visível a diminuição de pessoas na rua e também notámos que alguns estabelecimentos, entre os quais alguns restaurantes, anunciaram o encerramento de portas devido ao surto do Coronovírus.

O supermercado Pingo Doce de Tomar vai reduzir o seu horário de funcionamento a partir de segunda feira, passando a funcionar das 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas.

Já o LIDL passa a fechar às 19 horas e limita o acesso de clientes em função da área da superfície.

Em Portugal neste dia, às 11h00, registavam-se oficialmente 169 casos de pessoas infectadas – já há dois recuperados – mais 57 casos do que ontem.

Comunidade Intermunicipal suspende sessões temáticas e de formação

0

De acordo com o conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente aprovadas em Conselho de Ministros e de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID-19, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo não vai levar a efeito duas sessões que tinha previsto a concretizar no dia 17 de março, em Torres Novas e no Entroncamento, anunciou em comunicado enviado para as redacções.

Estas ações, integradas no âmbito da revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da região do Médio Tejo 2020, iriam contar com a presença de vários agentes da sociedade, que operam em diferentes áreas profissionais.

“Atratividade e Qualidade de Vida: as pessoas primeiro” e “Base empresarial e recursos humanos: inovação e qualificações como motores do desenvolvimento” foram os temas escolhidos pela CIM do Médio Tejo para estas sessões, que ficarão suspensas temporariamente.

A CIM do Médio Tejo indica ainda que as ações de formação já agendadas e divulgadas ficarão também suspensas até novas indicações.

Deputado Hugo Costa em defesa de um serviço público postal de proximidade

1

O deputado do PS, Hugo Costa, classificou na quinta feira, o processo de privatização dos CTT – realizado durante a governação PSD/CDS – como um “manifesto erro” escrito em “letras gordas”, colocando Portugal como um dos poucos países com um “serviço postal universalmente privatizado”. Esta intervenção foi feita na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação no âmbito da interpelação ao Governo requerida pelo BE sobre “a crise no serviço postal e a recuperação do controlo público dos CTT”.

Hugo Costa começou por relembrar que as empresas CTT têm uma história que conta já 500 anos em novembro deste ano, sendo que foram um pilar importante da nossa soberania mostrando capacidade de resistir aos desafios dos tempos. O deputado de Santarém relembrou, no entanto, que no ano de 2013 o Governo da época alienou primeiro 70% do capital e, em 2014, numa lógica liberal em que o mercado resolve tudo, “decidiu erradamente alienar o restante capital”, resultando num encaixe financeiro total de cerca de 900 milhões de euros. Nesse sentido, a Assembleia da República solicitou à IGF um relatório sobre este processo de privatização e suas consequências, sendo que para o Grupo Parlamentar do PS este mesmo relatório devia ser público.

“Mais do que procurar culpados, este processo de privatização só pode ser classificado, em letras gordas, como um manifesto erro, colocando Portugal como um dos poucos países com um serviço postal universal totalmente privatizado”, realçou o deputado, recordando que com a transição digital e as mudanças na sociedade, está a diminuir o envio da correspondência escrita mas que a mesma não deixa de ser uma necessidade. Hugo Costa referiu-se, particularmente, às regiões do interior e com uma população mais envelhecida, onde muitas vezes o manuseamento das tecnologias de informação não é fácil ou sequer está acessível para um conjunto significativo da população.

“A Assembleia da República aprovou, com voto contra do PSD, que seja assegurado que todos os concelhos do país beneficiem de pelo menos uma estação de correios no seu território, salvaguardando a reabertura das estações de correio encerradas, nos concelhos que ficaram privados de qualquer estação”, evocou na sua intervenção, salientando que “no final do ano de 2020 terminará a concessão do serviço postal universal e que caberá ao Governo garantir que, seja qualquer for o modelo a implementar, os CTT têm capacidade de assegurar a qualidade do serviço público universal e que as populações são respeitadas na concretização deste serviço de proximidade”.