NERSANT quer estar na linha da frente do desenvolvimento regional
Apontamentos
NOTA DO DIRETOR
O primeiro apontamento desta Nota prende-se com o acto eleitoral de Domingo, 18 de Janeiro, para eleição do próximo Presidente da República.
Com candidaturas que pretendem representar todo o leque político português, e sem expectativa de desistência de qualquer candidato que se apresenta ao acto eleitoral, importa sobremaneira que votemos.
Votemos, aguardando que a escolha dos Portugueses seja a que melhor, no entendimento de cada um, nos represente e defenda nestes tempos que atravessamos de enormes incertezas. Mas, para mim, o importante é que vamos votar com a liberdade que o 25 de Abril nos permitiu.
O segundo apontamento prende-se com as várias opiniões que foram expressas sobre a situação do conhecido Aqueduto dos Pegões. Não cuido de saber, ou emitir opinião, sobre se houve, ou não, atrasos na denúncia sobre o estado do monumento. Cuido, sim, de realçar a intervenção do José Delgado que motivou que os poderes autárquicos e da administração central se debruçaram sobre o estado do Aqueduto dos Pegões e demonstraram da necessidade de actuar. Mesmo impedindo a circulação pedonal da zona do que conhecemos por Pegões Altos. Naturalmente que aguardo, com expectativa, da rapidez, ou não, do que se vai providenciar.
O terceiro apontamento prende-se com a segunda sessão do Seminário organizado pela Casa do Concelho de Tomar sobre Educação, Formação e Ensino na Construção de uma Nação – Que Portugal Queremos, sessão muito dirigida ao Ensino Básico e Secundário. A riqueza das intervenções leva-nos a considerar que valeu a pena esta iniciativa, bem demonstrativa do que a Casa do Concelho de Tomar, a sua Direcção, bem como o ânimo de todos os que colaboraram, conseguem realizar. Consideração positiva em que a presença da nossa autarquia, representada pela vice-presidente Célia Bonet, demonstra que a Casa não está isolada para outras iniciativas que pretenda realizar numa afirmação da capacidade da Comunidade Tomarense, que não se resume, apenas e só, à importante área da construção civil. Área que, ao longo dos anos, deu abundantes provas de realizações.
Finalmente, de novo o Rio Nabão. Notícias recentes deram a conhecer o anúncio de importante verba – cerca de 187 milhões de euros – para recuperação dos rios e ribeiras do nosso Portugal, como afirmou a Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. A cínica pergunta que faço é esta: será desta vez que há dinheiro para intervir no Rio Nabão? Fica a pergunta e a expectativa.
O diretor,
António Cândido Lopes Madureira.
Serviços Municipais já não vão ser instalados no antigo Colégio Nuno Álvares
Chanceler chinês apresenta propostas para reforçar a cooperação China-África
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, apresentou esta quinta-feira quatro propostas com vista à promoção da cooperação China-África, num discurso proferido na cerimónia de lançamento do Ano de Intercâmbios Interpessoais China-África 2026, realizada na sede da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Wang Yi, que é igualmente membro do Biró Político do Comité Central do Partido Comunista da China, apelou a que a China e os países africanos priorizem o desenvolvimento e avancem em conjunto como parceiros no processo de modernização.
Orientado por uma proposta de seis pontos para a promoção conjunta da modernização entre a China e a África, o ministro sublinhou a importância de implementar de forma activa os resultados da Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África, reforçando os intercâmbios entre os povos e a cooperação prática em múltiplas áreas.
Wang Yi defendeu que a China e a África devem colocar as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo mecanismos de intercâmbio interpessoal de longo prazo e implementando plenamente a acção de parceria para os intercâmbios entre os povos. O objectivo, afirmou, é enriquecer ainda mais as relações entre as populações da China e da África e reforçar os laços entre mais de 2,8 mil milhões de pessoas.
O chefe da diplomacia chinesa apelou igualmente ao aprofundamento da aprendizagem mútua, defendendo que ambas as partes devem tirar pleno partido das plataformas de
intercâmbio de experiências de governação China-África e de outros mecanismos existentes, com vista à partilha de experiências em governação partidária e estatal, bem como no avanço da modernização.
Wang Yi sublinhou ainda a necessidade de promover a abertura e a inclusão. Guiados pela visão de construir uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade e focando-se na implementação das quatro principais iniciativas globais, China e África devem, segundo o ministro, reforçar a cooperação para enfrentar desafios globais, contribuir para o progresso da civilização humana e intensificar a coordenação em assuntos internacionais e regionais, salvaguardando os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Por fim, Wang Yi salientou que a China e a África se encontram em fases críticas dos seus processos de desenvolvimento e revitalização, apelando a que ambas as partes aproveitem o lançamento do Ano de Intercâmbios Interpessoais China-África como uma oportunidade para consolidar a base da cooperação bilateral e promover a construção de uma comunidade China-África com um futuro partilhado para a nova era, em todas as suas dimensões.
Publicação ao abrigo do acordo com o Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China
Feira de Santa Iria 2025 apresentou passivo de 361 mil euros
Acumulação de calcário nas tubagens provoca falta de água na União de Freguesias de Madalena e Beselga
Morreu o médico pneumologista tomarense Monteiro Ferreira
PSP realiza mega operação policial noturna em Tomar e no Entroncamento
Sino da Ermida de Nossa Senhora da Conceição em processo de restauro
ULS Médio Tejo alarga horário de centros de saúde até às 22h00 para responder à pressão assistencial
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) vai reforçar a resposta nos Cuidados de Saúde Primários através do alargamento do horário de funcionamento de três centros de saúde da região, numa medida que entra em vigor a partir desta quinta-feira, 8 de janeiro, em resposta ao aumento da procura associado à época gripal.
Assim, os Centros de Saúde de Abrantes (Polo de Alferrarede), Tomar (Edifício da Nabância) e Torres Novas (Centro de Saúde) passam a funcionar até às 22h00 nos dias úteis. Entre as 18h00 e as 22h00 estarão ativos Serviços de Atendimento Complementar, vocacionados para o atendimento de situações de doença aguda.
Estes serviços serão assegurados de forma articulada pelas equipas das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e das Unidades de Saúde Familiar (USF) de cada concelho, envolvendo médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais. Paralelamente, foi determinado um aumento de 50% no número de vagas diárias para consulta aberta ou doença aguda nas agendas médicas das UCSP e USF, face ao período anterior a 1 de novembro de 2025.
À semelhança do que acontece a nível nacional, a ULS Médio Tejo atravessa um período de elevada pressão assistencial, associado à epidemia de gripe e a outras infeções respiratórias típicas do inverno. Atualmente, encontram-se internados quatro doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) com quadros graves de gripe, representando metade do total de internamentos nestas unidades.
No âmbito da ativação do nível 2 do Plano de Contingência Sazonal – Módulo Inverno, foi também aberta uma enfermaria dedicada a doentes respiratórios no Hospital de Tomar, com 12 camas, que se somam ao reforço inicial de dez camas já anteriormente implementado, aumentando a capacidade de internamento hospitalar.
Para garantir esta resposta reforçada, foi necessário reprogramar, durante a presente semana, alguma atividade assistencial nas especialidades de Pneumologia e Medicina Interna, que será reagendada assim que possível, procurando minimizar o impacto para os utentes.









