21.8 C
Tomar

Círio de Nossa Senhora da Piedade regressa a Tomar nos dias 12 e 13 de setembro

Relacionadas


O tradicional Círio de Nossa Senhora da Piedade realiza-se nos dias 12 e 13 de setembro, em Tomar, reunindo novamente a comunidade em torno de um dos momentos de maior significado religioso e cultural do concelho.

O programa tem início no sábado, dia 12, pelas 19h00, com a recitação do Terço na Ermida de Nossa Senhora da Piedade. Às 20h00 realiza-se um jantar no recinto da Ermida, estando a participação sujeita a inscrição prévia.

As principais celebrações decorrem no domingo, dia 13. Pelas 9h00, a Mata dos Sete Montes acolhe a concentração de cavaleiros, charretes, fogaças e banda, seguindo-se, às 9h30, a saída do cortejo em direção à Praça da República.

O percurso terá início na Praça Infante D. Henrique, seguindo pela Avenida Cândido Madureira, Praceta Alves Redol, Ponte Nova, Rua de Santa Iria, Rua Marquês de Pombal e Rua Serpa Pinto.

Às 10h00, na Praça da República, terá lugar a entrega do Círio, seguindo depois a procissão pela Rua Silva Magalhães, Rua de Leiria e Rua Cónego Manuel Formigão, até ao recinto da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

A programação prossegue às 11h00, com a realização da Missa Campal, no recinto da Ermida, presidida pelo padre Aníbal Vieira, Vigário Geral da Diocese de Santarém. A celebração será transmitida pela Rádio Cidade de Tomar e através da página de Facebook da Paróquia.

Após a celebração religiosa realiza-se o tradicional Leilão de Fogaças, seguindo-se, pelas 12h30, um almoço com serviço de restaurante e porco no espeto.

As inscrições para o jantar e para quem pretenda levar ou oferecer fogaça podem ser efetuadas na Igreja de São João Baptista.

A organização recorda que todos os lucros obtidos com a iniciativa revertem a favor das obras de manutenção da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, contribuindo assim para a preservação daquele espaço de culto e património religioso de Tomar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Escola Gualdim Pais tinha apenas 45% de execução no fim do prazo do PRR

A empreitada de requalificação da Escola Gualdim Pais apresentava uma execução de apenas 45% a 31 de agosto, data-limite...

Câmara avança para venda da Escola Profissional de Tomar, PS abstém-se

A Câmara de Tomar aprovou, por maioria, o avanço do processo de alienação da Escola Profissional de Tomar (EPT),...
- Advertisement -

Mais notícias