15.6 C
Tomar

Proteção Civil alerta para agravamento das condições meteorológicas a partir de domingo

Relacionadas


A Proteção Civil alerta para uma alteração das condições meteorológicas a partir de domingo, 23 de agosto, com previsão de precipitação persistente e períodos de vento forte.

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a mudança das condições meteorológicas poderá provocar acumulações de água, inundações, queda de árvores ou estruturas e arrastamento de materiais para as vias. As primeiras chuvas poderão também tornar os pavimentos particularmente escorregadios.

Perante a previsão, os serviços municipais e os agentes de proteção civil estão a adotar medidas preventivas, nomeadamente a verificação e desobstrução de sarjetas, sumidouros e linhas de água, a monitorização das zonas mais vulneráveis, a fixação de elementos amovíveis e a preparação das equipas para uma eventual resposta operacional.

A população é aconselhada a fixar objetos que se encontrem soltos em varandas, terraços, quintais e coberturas, bem como a desobstruir caleiras, algerozes, grelhas e outros sistemas de escoamento de águas.

Na estrada, recomenda-se uma condução defensiva, com redução da velocidade, e que não sejam atravessadas zonas inundadas ou com acumulação de água. Durante períodos de trovoada, deve evitar-se a permanência em locais elevados, junto de árvores isoladas, estruturas metálicas, linhas de água ou em espaços abertos. É igualmente aconselhado não estacionar junto de árvores ou estruturas que possam tornar-se instáveis.

A Proteção Civil reforça ainda a importância de acompanhar as informações divulgadas pelas entidades oficiais.

Apesar da previsão de chuva, o perigo de incêndio rural não desaparece de imediato. A população deve, por isso, evitar comportamentos suscetíveis de provocar incêndios, acompanhar diariamente o nível de perigo e cumprir as restrições em vigor.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Tomar continuará a acompanhar a evolução da situação. Em caso de emergência, deverá ser contactado o 112.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas

Brigada de Reação Rápida celebra 21 anos em Tomar

Ao longo de três dias de setembro, Tomar recebeu atividades e celebrações alusivas ao 21º aniversário da Brigada de...

Festa dos Tabuleiros poderá obter reconhecimento da UNESCO em 2028

A Festa dos Tabuleiros poderá obter o reconhecimento da UNESCO em 2028. A possibilidade foi avançada pelo antropólogo André...
- Advertisement -

Mais notícias